Chocolate X Pele

Tempo de leitura: 2 minutos

Todo mundo já ouviu pele menos uma vez na vida que o nosso querido e amado chocolate é um vilão para a pele lisinha e livre de cravos e espinhas. Mas será que essa informação procede? É o que vamos desvendar na matéria de hoje!

Foto criada por: Kroshka Nastya

O chocolate é paixão nacional. Seja sozinho, ou transformado em alguma sobremesa, como um bolo, calda ou até como o nosso tradicional e delicioso brigadeiro.

Entretanto, todo mundo que sofre com acne, já escutou pelo menos uma vez na vida que o chocolate, independente de sua forma, pode estimular no aparecimento de espinhas e no entupimento e inflamação dos poros.

Mas será que existe algum tipo de relação entre a nossa pele e o surgimento de cravos e espinhas a partir do consumo de chocolate e seus derivados? 

Continue lendo para descobrir!

Foto criada por: Kroshka Nastya

Já conversamos aqui algumas vezes a importância do cuidado com a pele e que esse cuidado deve sempre começar de dentro para fora, seja pela alimentação ou pela ingestão correta da quantidade de água que o nosso organismo precisa.

E o nosso corpo é uma máquina que, para manter o bom funcionamento e a regulagem correta de todas as engrenagens, tudo precisa estar muito bem equilibrado.

Pele x Chocolate: o chocolate é um vilão?

Sim e não, mas calma que eu te explico. O cacau, que é o principal ingrediente, não oferece mal nenhum para a saúde de sua pele. 

O cacau é rico em nutrientes que acabam estimulando a produção de serotonina e endorfina. Sabe aquela sensação de alívio que você sente logo após comer um brigadeiro? Então, tudo culpa do cacau.

Entretanto, o chocolate por si só não é puro, ele leva outros ingredientes em sua composição, como gorduras, leite e açúcares. E esses ingredientes podem proporcionar efeitos adversos em nossa pele, como as temidas espinhas, por exemplo.

Quer dizer que para ter uma pele livre de espinhas eu nunca mais vou poder comer chocolate?

Não. Quem possui uma pele oleosa e/ou com tendência a acne pode sim comer chocolate sem gerar maiores problemas. Entretanto, você deve fazer o consumo consciente desse alimento.

Lembra que o nosso organismo só funciona bem se tudo estiver em equilíbrio? Com a nossa pele é a mesma coisa. 

Tudo o que comemos pode gerar um impacto em nossa saúde. Quando consumimos muito chocolate geramos um aumento de insulina em nossa corrente sanguínea, que por sua vez acaba estimulando a produção de hormônios que mandam um alerta para o nosso corpo produzir mais sebo natural.

Esse excesso na produção acaba causando um desequilíbrio na nossa pele, causando uma maior demora na renovação celular, deixando a pele com um acúmulo de pele morta que pode acabar acarretando no entupimento dos poros e na inflamação dos mesmo, gerando cravos e espinhas.

O consumo está liberado, desde que você o faça de maneira equilibrada e sem exageros!

Gostou? Compartilhe com suas amigas e fique atenta em nosso blog e nas nossas redes sociais para mais dicas de cuidados com a pele! Revenir, cuidando e valorizando a beleza da sua pele em todas as etapas da vida.

Fontes: