A pele oleosa precisa ser hidratada

Tempo de leitura: 2 minutos

Oleosidade não é sinônimo de hidratação, a pele oleosa precisa ser hidratada, e existe uma maneira correta de fazer isso.

Foto criada por: Lookstudio

Aqui no Brasil ela é o tipo de pele mais comum que ocorre nos brasileiros, uns dizem que isso ocorreu devido ao clima tropical, já outros que é genética mesmo, já que somos um país muito miscigenado.

A pele oleosa, muitas vezes causa incômodo por sua aparência e pelas consequências que ter uma pele oleosa pode gerar, como ser mais propensa ao aparecimento de cravos e espinhas. 

Mas sabia que em alguns casos podemos estar piorando esse quadro achando que estamos fazendo o correto? Por exemplo, não é recomendado quando se tem a pele oleosa que se lave o rosto mais de duas vezes ao dia.

O excesso de lavagem pode acabar causando um efeito rebote que vai aumentar a produção natural de óleo. Esse óleo natural que produzimos é muito importante, ele forma uma barreira protetora em nossa pele, evitando que fatores externos, como fungos e bactérias entrem em nosso organismo.

Qual é a importância de se hidratar a pele oleosa?

Como comentamos acima, é importante pois dessa forma, vamos estar cuidando da barreira protetora natural da pele, e também vamos evitar a perda de água e o ressecamento, que podem gerar descamação e até o envelhecimento da pele.

Além disso, sabia que uma pele oleosa não é sinônimo de uma pele hidratada? A pele oleosa demanda cuidados específicos, para não ser agredida ou produzir óleo em excesso.

Características da pele oleosa

Alguns sinais que podem indicar que você possui esse tipo de pele:

  • Poros mais aparentes e dilatados;
  • Aparência brilhosa;
  • Tendência a cravos e espinhas;
  • Pouca fixação da maquiagem.
Foto criada por: Lookstudio

Qual é a maneira correta de hidratar a pele oleosa?

O ponto principal é investir nos produtos certos e a partir deles, criar uma rotina de cuidados pensada no seu tipo de pele.

Quando for comprar produtos de pele, dê preferência aqueles que são específicos para pele oleosa, pois eles vão limpar, mas não em excesso e hidratar na medida certa.

Ao comprar um hidratante facial, invista nas opções oil free (livre de óleo), pois ela hidrata, mas não em excesso, e não deixa a pele com o aspecto oleoso e pegajoso pois possui o toque mais seco.

Ativos como vitamina C também pode ajudar a controlar a oleosidade e até clarear manchas causadas por cicatrizes de espinhas.

Rotina ideal para a pele oleosa:

  • Limpeza – utilizando um sabonete próprio para o rosto e também para a pele oleosa;
  • Tonificar – passo importante para terminar de retirar qualquer impureza que tenha ficado na pele, até do próprio sabonete, além disso, o tônico vai regular o pH facial e vai preparar a pele para absorver melhor os produtos que virão a seguir;
  • Hidratação – manter a pele hidratada para evitar o ressecamento e proteger a barreira natural da pele;
  • Filtro solar – até dentro de casa, viu? A luz da tela dos celulares e do computador podem ser muito prejudiciais para a saúde da nossa pele, portanto, não se esqueça do protetor solar, e lembre-se de reaplicá-lo a cada três horas.

Gostou? Compartilhe com suas amigas e fique atenta em nosso blog e em nossas redes sociais para mais dicas de beleza e cuidados com a pele.

Fontes: