Saiba como descartar corretamente as embalagens de cosméticos

Tempo de leitura: 3 minutos

O aumento da indústria de beleza trouxe como consequência o excesso de lixo gerado pelos seus produtos, e para evitar que você faça o descarte de maneira incorreta, separamos dicas de como você pode descartar corretamente as suas embalagens de cosméticos.

Foto criada por: Freepik

Com o passar dos anos, passamos a nos preocupar mais com a saúde de nossa pele, e com mais informação e com a expansão do mercado de cuidados com a pele começamos a adquirir um novo hábito, o do autocuidado.

A expansão do mercado de cuidados com a pele, permitiu que as pessoas tivessem mais acesso a esses produtos, já que encontramos hoje nas lojas e farmácias, produtos com os mais variados valores, tornando os produtos mais acessíveis.

Essa facilidade de aquisição possibilitou que mais mulheres pudessem cuidar de uma maneira mais adequada de suas peles, e se engana quem acha que os benefícios são somente para a pele.

Pelo contrário, cuidar da nossa pele provoca uma sensação de autocuidado, um momento do dia que tiramos para relaxar e nos cuidar, isso gera uma sensação muito boa, que faz com que o nosso cérebro libere hormônios que ajudam a manter a nossa saúde mental em dia, no gerando uma sensação de prazer.

Entretanto, existe um ponto negativo nisso tudo devido a quantidade de embalagens descartadas incorretamente devido ao alto consumo desses produtos.

Vocês já repararam que, por exemplo, um creme facial vem dentro de uma embalagem que abrimos e tiramos outra embalagem que guarda no seu interior o produto que vamos utilizar?

Ainda existem aquelas embalagens que, por fora, são lacradas com um plástico transparente.

Muitos desses produtos são de uso contínuo e você já parou para pensar na quantidade de lixo que você produz por ano a partir dessas embalagens? Agora pense na quantidade de mulheres que também possuem uma rotina de cuidados diários. 

É muito lixo, que na maioria das vezes não tem um descarte adequado, impossibilitando a sua reciclagem e poluindo ainda mais o nosso planeta.

Mas calma, a intenção aqui não é fazer você parar de usar ou diminuir seu ritual de cuidados diários, e sim te ajudar a descartar corretamente as suas embalagens de cosméticos!

Confira a seguir algumas dicas para te ajudar no processo do descarte correto.

Foto criada por: Freepik

Dicas para fazer um descarte correto:

 

1- O processo de reciclagem começa no momento da compra

Repare se o produto que você está adquirindo possui em sua embalagem alguma informação ou símbolo de que ao final do uso, ele poderá ser reciclado. Sempre dê preferência aos produtos que possuem o símbolo.

2- Fique atenta ao tipo de embalagem.

Você sabia que o plástico demora mais de 500 anos para se decompor? Portanto, na hora de comprar prefira os produtos que venham com menos embalagem possível, se tiver a possibilidade de refil, melhor ainda, pois você vai precisar comprar o recipiente, que é mais reforçado e resistente. A embalagem de refil costuma ser produzida com menos plástico, o que vai gerar um menor impacto no meio ambiente.

3- Antes de descartar, lave as embalagens dos seus produtos.

Para facilitar o processo de reciclagem, lave ou retire os resquícios do produto antes de realizar o descarte.

4- Descarte separando o lixo reciclável.

Em muitas cidades hoje em dia já possuem um dia na semana onde é feita a coleta seletiva. Portanto, separe seus produtos entre vidro, plástico, papel e alumínio. Cada um em um saco e lembre-se de colocá-los para fora somente no dia da coleta.

5- Veja se a sua embalagem não pode ser devolvida ao fabricante.

Hoje em dia muitas empresas de cosméticos recebem de volta as embalagens vazias de seus produtos para realizar a reciclagem.

Além dessas dicas, algumas empresas de farmácias e cosméticos recebem em suas lojas embalagens vazias de produtos que não precisam ser necessariamente de sua marca, proporcionando um destino mais adequado para elas.

Gostou? Compartilhe com suas amigas e fique atenta em nosso blog e em nossas redes sociais para mais dicas de cuidados com a pele.

Fontes: