Não lave o seu rosto com qualquer sabonete!

Tempo de leitura: 2 minutos

A pele do nosso rosto é mais fina e sensível e por isso precisamos ter um cuidado extra com ela, usando produtos específicos para garantir que a limpeza seja feita de maneira adequada e sem gerar danos para a nossa cútis.

Foto criada por: Way Home Studio

Atire a primeira pedra a mulher que nunca aproveitou o momento do banho para lavar o rosto e acabou utilizando o sabonete corporal para limpar o rosto. Esse momento já aconteceu com todas nós, certo?!

E às vezes na correria do dia-a-dia a gente até nota uma diferença, seja na textura ou na aparência, mas muitas vezes não associamos esse efeito ao sabonete corporal.

Com o passar do tempo, entendemos que a nossa pele demanda cuidados específicos e não à toa, já que ela é o maior órgão do nosso corpo! Entretanto, precisamos entender que cada região tem uma característica específica, logo precisa de um produto específico na hora da limpeza para não agredir demais a região.

Separamos alguns motivos pelo qual você deveria investir em um sabonete específico para fazer a higienização correta e sem agredir a pele do rosto.

Foto criada por: Way Home Studio

4 motivos para você para de usar o sabonete corporal no rosto:

  • O sabonete corporal pode causar o entupimento dos poros, aumentando o seu tamanho, deixando-os mais aparentes e mais propensos ao surgimento de cravos e espinhas;
  • Pode causar o temido efeito rebote, pois por não ser específico acaba tirando toda camada natural de proteção da pele, removendo a oleosidade natural em excesso e a deixando exposta para fatores externos, como fungos e bactérias;
  • Altera o pH da pele, causando uma desarmonia. O pH dos sabonetes corporais é alcalino, que é diferente do pH do nosso rosto, essa diferença causa um desequilíbrio na nossa que pode, por exemplo, produzir óleo em excesso, deixando a nossa pele mais oleosa e aumentando o tamanho dos poros;
  • Pode causar sensibilidade e até alergia, devido aos sulfatos presentes em sua formulação.

Fora todos esses fatores, vale lembrar que cada tipo de pele demanda um limpador específico, por exemplo, um sabonete para peles secas não pode ser usado em quem possui pele oleosa, pois pode gerar um excesso de hidratação que irá aumentar a produção de sebo. 

E sim, o sabonete facial também pode hidratar enquanto limpa. Por isso devemos ficar atentas na hora de escolher um para fazer parte da nossa rotina de cuidados com a pele.

Outra vantagem de se usar um limpador específico é que ele vai preparar a pele de maneira adequada para receber todos os outros produtos da sua rotina de beleza, potencializando a sua eficácia.

Gostou? Compartilhe com suas amigas e fique atenta em nosso blog e em nossas redes sociais para mais dicas de cuidados com a pele!

Fontes: