Óleo de Melaleuca contra a Acne

Tempo de leitura: 2 minutos

O Óleo de melaleuca possui diversos benefícios para a pele acneica, saiba como usá-lo no combate a acne.

Foto criada por: Master1305

Em tempos de pandemia, onde o uso da máscara é de extrema importância, nossa pele pode sofrer com esse “novo normal”, por exemplo, passar horas a fio de máscara.

Ano passado ocorreu um aumento de casos onde mulheres relataram o surgimento de acne na região que ficava abafada por conta do uso de máscara, como em volta dos lábios, queixo, nariz e bochechas.

“Maskne”, é o termo utilizado para nomear o surgimento de acne causada pelo abafamento entre a máscara e a pele. Além da acne, pode ocorrer o surgimento de descamação, coceira, vermelhidão além da sensibilização do local.

Isso pode ocorrer com maior frequência na pele de mulheres maduras, que na adolescência sofreram com a acne devido a predisposição a patologia. 

Por isso, o time da Revenir foi atrás de uma solução, que não fosse invasiva e que pudesse ser usada em todos os tipos de pele, e descobrimos que o Óleo de Melaleuca é um aliado no combate a acne.

Foto criada por: Gpointstudio

O que é?

O Óleo de Melaleuca não é nenhuma novidade, pois o ativo já é um velho conhecido e já foi muito utilizado na área medicinal por conter propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antibacterianas.

É um produto natural, extraído da folha da árvore Melaleuca Artenifolia, nativa da Austrália, muito utilizada pelos aborígenes da região.

Quais são as suas propriedades?

Por ser rico em terpine-4-ol, ele se torna muito eficiente no combate de certas bactérias, fungos e até vírus. Ele também ajuda a aumentar a atividade dos glóbulos brancos, que são partes importantes para a defesa do organismo.

O óleo também pode ser considerado uma substância antioxidante, combatendo os radicais livres e evitando o envelhecimento precoce da pele.

Foto criada por: Jcomp

Benefícios para a pele acneica

Por possuir propriedades antissépticas e antibacterianas, ele se torna muito eficiente no combate a acne, agindo diretamente no combate da bactéria causadora da inflamação que resulta na acne, a Propionibacterium acnes. 

Todavia, além de combater essa inflamação, ela também promove uma limpeza profunda nos poros, desobstruindo-os e reduzindo o seu tamanho e aparência.

Como usá -lo

Antes de tudo, é muito importante que você tome cuidado na hora de comprá-lo. De preferência a farmácias de manipulação e lojas especializadas, pois assim terá a certeza que estará comprando um produto de boa qualidade e de procedência segura.

Fique atenta à concentração do produto e evite usar a concentração pura de 100%, pois isso pode sensibilizar e irritar a pele. Dê preferência a produtos já diluídos ou com concentração de até 5%.

Seu uso é tópico e você pode aplicá-lo de 1 a 2 vezes por dia, diretamente na área afetada. Lembre-se de sempre usá-lo com filtro solar e evitar a exposição demasiada ao sol enquanto trata o problema.

Gostou? Compartilhe com suas amigas e fique atenta em nosso blog e em nossas redes sociais para mais dicas de cuidados com a pele.

Fontes: