A importância de proteger os lábios dos raios solares

A pele dos nossos lábios é muito fina e sensível e nem sempre lembramos de protegê-la dos raios solares.

Foto criada por: Freepik

Eles moldam o nosso sorriso, amamos pintá-los das mais diversas cores e textura, mas será que estamos cuidando e protegendo dos raios solares de maneira correta?

Na sua rotina de cuidados com a pele antes de sair de casa para trabalhar, você protege seus lábios dos raios solares da mesma forma que protege a sua face? Não?! 

Assim como a nossa pele, nossos lábios também precisam ser protegidos contra os raios solares, que podem causar desde ressecamento até câncer em casos mais severos.

E como as nossas mãos, a pele dos lábios é mais fina e sensível e por isso pode apresentar sinais da idade precocemente, como rugas.

Mas fique calma, tudo isso pode ser corrigido de maneira simples e fácil, basta acrescentar mais um passo na sua rotina de cuidados diários.

Veja o por que devemos proteger nossos lábios contra os raios solares e como você pode fazer isso dentro da sua rotina do dia-a-dia.

Foto criada por: Freepik

Qual é a importância de proteger os lábios dos raios solares?

A pele da nossa boca é muito fina, sensível e fica muito exposta a fatores externos, como exposição solar e poluição das grandes cidades. 

Quando não cuidamos deles da maneira correta, podemos abrir uma porta para a entrada de vírus e bactérias através de fissuras causadas pelo ressecamento.

Proteger nossos lábios vai muito além de um fator estético a fim de preservar sua aparência, é uma questão de saúde. 

Além do ressecamento, a não proteção pode causar queimaduras solares, pode deixar a pele mais propensa a vírus como herpes e até causar lesões pré-cancerígenas como queratose actínica.

Como e em quais situações devo protegê-los?

Você deve protegê-los sempre, mas em algumas situações merecem um pouco mais de atenção.

Quando for ficar um longo período exposta ao sol, como por exemplo: praia, piscina e até uma atividade física ao ar livre, você deve aplicar protetor labial a cada duas horas. Já para o dia-a-dia, três vezes já é o suficiente para gerar a proteção necessária.

Você também pode apostar em chapéus, viseiras e bonés quando for ficar mais exposta aos raios solares. 

Na hora de escolher um protetor labial fique atenta aos seguintes tópicos:

  • Escolha um protetor que tenha proteção contra raios UVA e UVB;
  • Dê preferência aos que possuem um fator FPS mínimo de 30;
  • Potencialize a proteção, escolha um que além de proteger hidrata também os seus lábios.

Tente fazer disso um hábito, dessa forma, toda vez que for aplicar ou reaplicar o filtro solar no seu rosto e corpo, aplique também o filtro labial.

E não se esqueça, hidratação começa de dentro para fora, portanto, beba água! E evite passar a língua nos lábios quando senti que eles estão ressecados, pois o ph da saliva é muito ácido e pode piorar o ressecamento.

Gostou? Compartilhe com suas amigas e fique atenta em nosso blog e nas nossas redes sociais para mais dicas de cuidados com a pele!

Fontes: