Ácido Hialurônico

Descubra o que é, para que serve, seus benefícios e por quê você deveria incluir o Ácido Hialurônico em sua rotina de cuidados diários com a pele.

Foto criada por: Karlyukav

O Ácido Hialurônico é um componente importante para a firmeza e viçosidade da nossa pele, e ele é produzido naturalmente pelo nosso organismo. 

Como já conversamos aqui algumas vezes, conforme o envelhecimento normal acontece, a produção de alguns hormônios e moléculas sofrem uma redução, e infelizmente o Ácido Hialurônico faz parte dessa lista.

Essa redução começa a acontecer a partir dos 25 anos, e nessa mesma idade a princípio, já podemos notar os primeiros sinais na pele. Quando entramos na menopausa essa queda na produção é ainda maior, chegando a quase 50%.

O Ácido Hialurônico possui uma série de benefícios, e para entender melhor o motivo pelo qual ele é tão importante para a saúde de nossa pele e compreender melhor todos os benefícios que ele oferece, fizemos tópicos simples para te ajudar nessa missão. Confira abaixo!

Foto criada por: Freepik

Desvendando o Ácido Hialurônico

O que é?

Uma molécula que é naturalmente produzida pelo nosso organismo, responsável pela retenção de água para manter a barreira cutânea sempre hidratante. 

Presente em várias partes do corpo, como em nossas articulações e nosso globo ocular, porém é encontrada em maior quantidade em nossa pele, preenchendo os espaços entre as células, mantendo nossa cútis saudável e viçosa.

Quando e como devemos começar a fazer a sua reposição?

A reposição pode começar a ser feita a partir dos 25 anos, quando ocorre a primeira redução, e ela pode ser feita através de uso tópico, como cremes, séruns, etc, ou através da via oral, como suplemento em cápsulas.

Quem pode usar?

É indicado e na maioria das vezes é bem aceito em todos os tipos de pele, sem muitas contraindicações. Contudo, grávidas e lactantes devem consultar um médico antes de iniciar o seu uso.

Benefícios

  • Umectante, evita a perda de água, mantendo a pele hidratada e viçosa;
  • Possui ação hidratante, por ser umectante, além de evitar a perda ele retém até 1000 vezes o seu próprio peso);
  • Recupera a elasticidade e firmeza da pele;
  • Combate e trata rugas e linhas de expressão.

Pode ser usado durante o dia?

Por não ser uma substância fotossensível e que não promove a descamação da pele, ele pode ser usado tanto durante o dia, como à noite, lembrando de SEMPRE fazer o uso do filtro solar para evitar qualquer alteração na pele.

Gostou? Compartilhe o conteúdo com as suas amigas e fique atenta no nosso blog e em nossas redes sociais para mais dicas de cuidados com a pele!

Fontes: