Cosméticos e Dermocosméticos: qual é a diferença?

Eles fazem parte do nosso dia-a-dia, mas você já se perguntou se existe alguma diferença entre os cosméticos e os dermocosméticos? Descubra agora!

Foto criada por: Freepik

Eles são essenciais para a nossa rotina de beleza. Cuidam, tratam e nutrem a nossa pele, deixando-a sempre bonita e saudável.

Entretanto, você já reparou que entre os seus produtos existem os cosméticos e os dermocosméticos? Você sabe qual é a diferença e para que servem cada um deles?

Em linhas gerais, os dermocosméticos são voltados para o tratamento, proporcionando resultados a longo prazo.

Já os cosméticos, proporcionam um resultado mais imediato, mas com um tempo curto de duração.

Mas não é só isso, continue lendo para descobrir mais diferenças e quando cada um deve ser utilizado.

Foto criada por: Freepik

Dermocosméticos

Os dermocosméticos são classificados pela Anvisa como produtos que possuem a sua eficácia comprovada através de pesquisas científicas.

Seu objetivo é reparar e tratar a longo prazo, mas trazendo resultados duradores. E por isso eles sempre contam com ingredientes que possuem princípio ativo que vão tratar um problema específico.

Geralmente não possuem em sua formulação ingredientes como, corantes, perfumes e conservantes. Sendo indicado para todos os tipos de pele, mas principalmente as mais sensíveis e com tendência a alergias.

Cosméticos

Já os cosméticos possuem um efeito mais imediato, quase que instantâneo, mas não tratam a pele.

Eles também não possuem uma longa duração, por isso são indicados para quem precisa de um efeito rápido para um momento especial, mas não para tratar a pele.

Possuem uma variedade muito grande de tipos, mas eles agem somente na camada mais superficial da pele.

Sua eficácia pode ou não ser comprovada por testes científicos, mas não é uma obrigação imposta a esses produtos, mas eles sempre passam pele teste de qualidade, para verificar se podem ser usados e se não oferecem nenhum tipo de risco para a saúde da nossa pele.

Como usar?

Ok. Cada um proporciona um tipo de benefício, mas em qual dos dois devo investir? Nos dois! Calma, eu explico.

Você pode e deve fazer o uso dos dois produtos, já que cada um vai te proporcionar um resultado, seja ele a longo ou curto prazo.

Por exemplo, você pode tratar suas eventuais rugas e linhas de expressão com dermocosméticos, para que elas sumam da sua pele.

Ao mesmo tempo, você pode utilizar cosméticos que possuem efeito tensor, que vai entregar um resultado instantâneo quando você tiver algum evento importante e precise de um resultado mais imediato.

Agora que você já sabe a diferença entre cosméticos e dermocosméticos, compartilhe o conteúdo com suas amigas e fique atenta em nosso blog e redes sociais para mais dicas e novidades!

Fontes: