Atividade física depois dos 40

Não existe idade certa para começar, o importante é que você se mexa para manter corpo e mente saudáveis.

Foto criada por: Karlyukav

A gente sabe que praticar atividade física traz benefícios que vão muito além de ter um corpo malhado, ela nos proporciona uma melhor qualidade de vida e cuida da nossa saúde mental.

Sabemos que quando entramos na menopausa uma série de mudanças começam a ocorrer no nosso corpo, dentre elas podemos destacar a redução de hormônios e a perda de massa muscular e óssea.

Por esse motivo a atividade física depois dos 40 se torna essencial para ter uma vida mais longa e saudável. 

Mas calma, não vai correr para se matricular na academia. Talvez esse não seja o exercício mais indicado para quem tem 40 ou mais anos. 

Continue lendo para descobrir qual é o exercício mais indicado para começar a se movimentar desde já e com baixo risco de impacto e lesões.

Foto criada por: Karlyukav

A caminhada é a sua melhor amiga

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20 minutos de prática diária de atividade física já é o suficiente para reduzir a taxa de mortalidade em até 35%!

E não precisa fazer uma atividade vigorosa, uma simples caminhada já te auxilia a deixar corpo e mente sã e saudáveis.

Por isso a caminhada é a mais recomendada para quem quer começar a se cuidar e ter uma vida mais saudável. 

Ela faz seu corpo funcionar sem agredi-lo, pois você vai começar devagar e conforme o seu organismo for se acostumando você pode ir aumentando o ritmo.

Mas lembre-se é importante que você escute os sinais que o seu corpo dá, não tente forçá-lo, pois você pode acabar se machucando ou desenvolvendo algum tipo de problema.

Como começar

O ideal é que antes de começar você faça um check-up geral para ver se está tudo em ordem.

Após a liberação do médico, avalie os espaços públicos disponíveis perto de você para iniciar a  prática, pode ser em um parque, praça, ou até mesmo na sua rua, subindo e descendo ela e repetindo esse processo até completar os 20 minutos recomendados.

O calçado ideal te auxilia a ter uma pisada com menos impacto e previne possíveis lesões. Portanto escolha com sabedoria o seu tênis e não precisa ser dos mais caros, ele só precisa absorver bem o impacto.

Comece aos poucos. Nada de começar correndo, dessa maneira você estará forçando o seu corpo e pode causar lesões. Comece caminhando e após um mês, passe para o trote até se sentir confortável e com disposição para aumentar a velocidade.

Jamais pratique atividade física de jejum. Faça um lanche leve alguns minutos antes de sair e um mais reforçado quando voltar.

Beba água! A hidratação é muito importante para que não fiquemos desidratadas durante o percurso. Leve uma garrafinha de água com você para repor os líquidos perdidos.

E não se esqueça, caso sinta qualquer desconforto pare e avalie se precisa consultar um médico ou apenas repousar. Não se cobre muito nos primeiros meses! A atividade física depois dos 40 precisa ser prazerosa. 

Gostou do conteúdo?! Compartilhe com as suas amigas e fique atenta em nosso blog e redes sociais para mais dicas de saúde, beleza e bem-estar.

Fontes: