Colágeno: o que é e quais são os seus benefícios para a pele

Tempo de leitura: 2 minutos

Entenda o por qual motivo essa proteína é tão importante para manter a firmeza e elasticidade da nossa pele.Foto: Freepik

Com toda certeza você já ouviu falar dele e do quão importante ele é para manter a jovialidade da nossa pele.

Mas será que você sabe qual é a sua função e o motivo dele ser uma proteína tão amiga da nossa cútis? Vem cá que a gente te explica!

falamos dele algumas vezes aqui no blog, comentamos que entre os 25 e 50 anos, ocorre uma redução da capacidade de renovação celular, ocasionando uma queda na produção de colágeno.

No início, essa queda é de 1% ao ano. Entretanto, quando entramos na menopausa, a produção natural é reduzida para 50%.

Essa redução tem um impacto direto na renovação celular da nossa pele, que fica mais suscetível ao ressecamento e ao aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Sem mais delongas, vamos às explicações.

Afinal, o que é e para que serve esse tal de colágeno?

O colágeno é uma proteína, que é de extrema importância para manter a firmeza, elasticidade e estrutura da nossa pele, proporcionando firmeza e força para a mesma.

Ele está presente em cerca de 70% da nossa pele e outros 30% espalhados por diversas partes de nosso corpo, como por exemplo, reforçando nossos tendões e ligamentos. 

Além disso, também está presente na estrutura de nossos ossos e dentes.

Existem cerca de 28 tipos diferentes de colágeno, mas apenas dois deles se destacam nos benefícios que podem proporcionar para a nossa pele, são os tipos 1 e 3.

O tipo 1 é o mais presente em nosso organismo, auxiliando na formação da pele, ossos e tendões.

Já o tipo 3 contribui para a formação de células e suporte e estrutura, como os músculos e artérias. Entretanto, esse é o primeiro tipo que tem a sua produção reduzida com o passar dos anos.Foto: Freepik

Como preservar a produção de colágeno?

Através da alimentação ou do uso de cosméticos que estimulam a produção da proteína.

Para a alimentação, é recomendado o consumo dos seguintes alimentos:

Carnes, aves, ovos e tofu, pois são ricos em lisina. Você também pode investir em peixes, chia, abacate e linhaça, pois esses são ricos em ômega 3.

Alho, ovos e pepinos são ricos em enxofre, já os vegetais esverdeados, avermelhados, alaranjados e amarelos, são ricos em vitamina A.

Para obter mais vitamina C, aposte em frutas cítricas. Para potencializar esse efeito antioxidante, introduza tomates, beterrabas e melancias em sua alimentação.

Cosméticos e até suplementos também podem te ajudar nessa missão, mas dependendo do produto, o resultado só poderá ser visto fazendo o uso contínuo e a longo prazo.

Invista em produtos que possuam os seguintes ingredientes que ajudam na síntese de colágeno:

  • Vitamina C – Aqui na Revenir, nós temos o Splendide, creme facial diurno com vitamina C em sua fórmula;
  • Vitamina E;
  • Niacinamida;
  • Ácido hialurônico, que preserva as fibras de colágeno – Na Revenir nós temos o Hyaluronique, que são cápsulas de ácido hialurônico para você ingerir diariamente;
  • Ácido glicólico

Além disso, manter a pele hidratada e protegida é muito importante, por isso, beba no mínimo três litros de água por dia e use protetor solar com FPS mínimo de 30.

Seguindo essas dicas você vai conseguir melhorar a produção e a preservação de colágeno no seu organismo.

Fontes: