Efeito rebote

Saiba o que é, quais são as principais causas e como contornar esse problema.Foto: Freepik

Você faz a sua rotina de cuidados com a pele religiosamente, mas começa a reparar o surgimento de cravos, espinhas e até um aumento na produção de óleo na pele.

Mas calma, não é que a sua rotina esteja errada, talvez você possa estar cometendo um erro muito frequente dentre as pessoas que possuem pele oleosa ou queiram ter uma pele mais sequinha.

Entretanto, alguns fatores podem estar causando um efeito que é um velho conhecido, muito indesejado também, o efeito rebote.

Segue o fio para descobrir o que é esse tal de efeito rebote, quais são as suas principais causas e como evitar o surgimento dele.

Efeito Rebote: o que é?

Uma pele estável é o sonho de muitas mulheres, entretanto, uma textura mais oleosa não é sinal de mal cuidado ou até mesmo de um problema mais grave.

Esse sebo é naturalmente produzido pelo nosso organismo, e ele possui uma função muito importante, ele age como uma armadura protetora, impermeabilizando a nossa pele, evitando que fungos e bactérias penetrem ela.

O manto hidrolipídico, que é o nome dessa barreira protetora, também age evitando o ressecamento da pele, ou seja, ele retém a hidratação natural e aquela que a gente faz na nossa pele.

Nosso organismo é uma super máquina que precisa estar em equilíbrio para funcionar bem, quando ocorre alguma interferência, nosso corpo demonstra sinais para nos alertar.

O efeito rebote acontece quando removemos em excesso esse óleo natural e protetor que produzimos, e para compensar essa remoção, nosso corpo acaba produzindo mais óleo para compensar aquele que foi retirado.Foto: Freepik

Principais causas

O principal vilão é a lavagem excessiva do rosto, pois como vimos acima, quanto mais removemos, mais o nosso organismo vai produzir para repor e tentar manter a pele sempre protegida e hidratada.

Mas esse não é o único fator que pode influenciar, desequilíbrios hormonais também podem aumentar essa produção, para ser mais específico, um desequilíbrio no hormônio masculino pode ocasionar em uma superprodução de sebo.

Banhos quentes e sabonetes com ação super adstringente também possuem a sua parcela de culpa. 

Tanto a água quente, quanto o sabonete adstringente removem todo o óleo protetor, deixando a pele indefesa e causando ressecamento, descamação e até feridas.

Uma alimentação rica em gorduras também pode influenciar na superprodução, esse caso se agrava em quem possui pele oleosa.

Como evitar?

Você pode ajustar a sua rotina de beleza e lavar o rosto somente duas vezes ao dia, sempre utilizando água fria ou morna.

Pode apostar em sabonetes específicos para o rosto, pois eles vão limpar, mas sem remover em excesso e sem interferir no bom funcionamento do manto lipídico.

A hidratação começa de dentro para fora, e é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Beba cerca de três litros de água por dia.

Mantenha seus exames em dia para evitar desequilíbrios hormonais, e sempre que perceber que algo não vai bem, procure um médico de sua confiança para fazer a prevenção.

Uma alimentação saudável e balanceada também ajuda a manter a pele sempre bonita e saudável.

Gostou? Compartilhe com as suas amigas! A Revenir possui uma linha completa de cuidados para a pele madura que vão fazer toda a diferença na sua rotina de beleza. 

 

Fontes: