Os impactos da menopausa na pele

Tempo de leitura: 2 minutos

Saiba como esses efeitos ocorrem na pele e o que pode ser feito para contornar esse problema muito comum na vida das mulheres maduras.

Foto criada por: Freepik

Ontem conversamos sobre os efeitos da menopausa nos nossos cabelos e couro cabeludo. Explicamos que a menopausa ocorre entre os 45/55 anos, período este marcado pela suspensão natural da menstruação (climatério) e a interrupção na produção de estrogênio e progesterona, que são os hormônios femininos. Além disso, nos primeiros anos dessa transição, ocorre uma perda de quase 30% da produção natural de colágeno, proteína estruturante muito importante para a saúde de nossos ossos, cabelos e principalmente, da nossa pele. 

É extremamente importante manter uma rotina de cuidados com a pele, nesse período, pois ela passa por um momento de muitas alterações. Um dos primeiros sintomas que podem ser notados é o ressecamento da pele, seguido pela perda de firmeza da mesma. Esses sintomas são causados por mudanças estruturais, gerando um impacto na nossa musculatura, perda da sustentação óssea e a redução da gordura facial. O que nos deixa mais propensa para o aparecimento de rugas e alterações na elasticidade da pele, o que vai causar uma maior flacidez.

Mas calma! Como quase tudo na vida, essa questão pode ser amenizada com cuidados básicos e muito simples de serem introduzidos na sua rotina. Veja a seguir.

Tudo começa na alimentação

Você já cansada de saber que para se manter linda e saudável deve começar a sua rotina de cuidados de dentro para fora. Invista em uma alimentação pobre de alimentos industrializados, prefira os naturais. Evite as gorduras e carne vermelha em excesso, introduza os peixes de água fria na sua alimentação, eles são ricos em colágeno! A cafeína e o álcool em grandes quantidades também devem ser evitados, pois eles podem piorar as ondas de calor comuns neste período.

Beba água!

Em toda oportunidade que nós da Revenir temos de tratar sobre esse assunto, fazemos questão de destacar a importância da água para manter não somente a pele, mas o corpo em um todo saudável. A hidratação vai muito além de usar cremes e manteigas nutritivas, ela precisa começar de dentro para fora, portanto, beba água. Ela é a sua maior aliada na vida. Pelo menos três litros por dia, e é super válido combinar essa hidratação interna com outros alimentos ricos desse poderoso líquido. Ah, não se esqueça de investir em uma boa manteiga corporal para nutrir a pele e evitar a flacidez e o ressecamento.

Já tomou o seu colágeno hoje?

Se a resposta for não, pode ir correndo pegar um copo de água para ajudar com o comprimido de reposição dessa proteína que é tão importante para a saúde de nossa pele. Lembre-se, não se automedique, procure um profissional da área para analisar o seu caso e assim te passar o melhor cronograma de reposição possível.

Movimente-se!

Por fim, mas não menos importante, pratique atividade física, ela é importante pois cuida da nossa mente e corpo e existem certos hormônios benéficos para a nossa saúde que só são liberados com ela.

Gostou? Compartilhe com suas amigas que também estão passando por esse momento!

Fontes: