Poros dilatados: o que pode ser feito para melhorar a aparência deles

Qual profissional você deve recorrer para obter ajuda antes de realizar qualquer tipo de procedimento e o que pode ser feito para amenizar a aparência dos poros dilatados.

Foto reprodução internet

Ontem, demos início ao nosso bate papo sobre uma queixa muito frequente nos consultórios e clínicas dermatológicas, os poros dilatados. Explicamos que eles são pequenos orifícios na nossa pele, responsáveis pela eliminação de líquidos, como o suor e sebo. Frisamos também, que todo mundo tem, mas algumas pessoas possuem predisposição genética que influencia diretamente na quantidade de óleo produzida pela nossa pele, e esse excesso quando combinado com as células mortas que se depositam ao redor dos nossos poros faz com que a nossa pele fique inchada, fazendo com que os nossos poros fiquem mais dilatados e evidentes.

Fique calma, isso não significa que você não está cuidando direito da sua pele. A pele oleosa demanda de cuidados mais específicos, como produtos próprios para ela, e até uma alimentação mais balanceada e com menos gordura. A hidratação é outro fator importante, principalmente para evitar o famoso efeito rebote, que no caso da pele oleosa, ocorre quando lavamos o nosso rosto em excesso e como resultado, as glândulas sebáceas acabam produzindo mais óleo para repor o que tiramos, causando uma superprodução que deixa a nossa pele ainda mais oleosa.

Separamos algumas dicas para te ajudar a cuidar melhor dos seus poros e amenizar esse problema, mas antes, gostaríamos de ressaltar a importância de procurar um dermatologista ou um profissional da área antes de tentar qualquer tipo de tratamento mais efetivo, pois este quando feito sem uma prescrição correta para o seu tipo de pele, pode gerar o agravamento desse problema.

Limpeza de pele é a sua grande aliada contra os poros dilatados!

Você deve consultar um dermatologista antes para saber qual é a frequência e quais são os produtos indicados para realizar esse procedimento. Contudo, no geral, a recomendação é de que seja realizada pelo menos uma vez por mês, para fazer a desobstrução dos poros e em seguida, com os produtos adequados, uma limpeza mais profunda. Dependendo do que for recomendado, você pode realizar o procedimento em casa, ou em clínicas especializadas de sua confiança.

Outra dica bacana, é sobre a maquiagem que você usa. Se você sofre desse problema, o ideal é que você invista em produtos líquidos e que sejam oil free, que possuem uma quantidade muito baixa de óleo em sua composição. Também é interessante evitar o uso de produtos em pó, pois eles penetram mais fundo em nossa pele e podem obstruir os poros, e como resultado pode ocorrer o surgimento de cravos e espinhas. Após o uso da maquiagem a remoção correta da mesma é muito importante. Invista em um bom demaquilante que não seja abrasivo e remova a impurezas da pele antes de lavá-la, pois assim você vai garantir que todos os cosméticos foram removidos.

Combinando essas duas dicas com uma alimentação balanceada e a hidratação necessária que começa de dentro para fora, você pode contornar esse problema e manter a sua pele sempre linda e saudável. Curtiu? Conta pra gente nas nossas redes sociais, e se tiver mais alguma dica boa, deixe aqui nos comentários para que elas possam ajudar mais pessoas!

Fontes: