4 dicas para evitar o ressecamento das mãos causado pelo efeito do álcool em gel

Tempo de leitura: 2 minutos

O álcool é um aliado na luta contra o coronavírus, contudo seu uso frequente pode causar o ressecamento da pele das mãos. Saiba como resolver esse problema.

Foto criada por: Freepik

Em tempos de pandemia, prevenção é palavra de ordem, e cuidados como, evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscaras protetoras toda vez que estiver em locais públicos se tornaram essenciais. A higienização das mãos é outro fator muito importante nessa batalha, pois elas estão em contato constante com nossos olhos, nariz e boca, tornando esses órgãos possíveis portas de acesso para o vírus. 

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), é que o uso do álcool em gel só deve ser feito quando não se tem água e sabão por perto, porque o ideal é fazer a higienização correta das mãos, lavando elas por 20 segundos com água e sabão, sendo este considerado o método mais eficaz de prevenção.

O uso indiscriminado do álcool em gel, mesmo em situações onde é possível lavar as mãos pode causar problemas como, ressecamento, descamação, envelhecimento precoce, e em alguns casos a pele pode chegar a rachar, pois o álcool é um solvente, e acaba removendo a proteção da barreira lipídica, deixando-a mais propensa ao ressecamento. Confira abaixo quatro dicas para reverter esse quadro.

1. Leia o rótulo do produto

Na hora da compra, leia o rótulo do produto e dê preferência aos que possuem em sua composição glicerina, pois ela possui propriedades emolientes e hidratantes.

2. Hidrate! 

Invista em produtos específicos para esta região, escolha um bem espesso e oleoso. E você pode passá-lo logo após lavar as mãos, pois além de recuperar a água perdida e a maciez, ele também cria uma barreira protetora sob a pele.

3. Use filtro solar nas mãos

Não esqueça do protetor solar. Assim como o nosso rosto, nossas mãos também estão propensas tanto para o envelhecimento precoce como para o surgimento de manchas solares e precisam da proteção do filtro solar.

4. Esfolie

Invista de 15 em 15 dias em uma boa esfoliação nas mãos, assim você vai remover as células mortas e estimular a renovação da pele e a recuperação do viço natural.

Se após essas dicas o ressecamento persistir é recomendado procurar a ajuda de um especialista.

Fontes: