Os impactos do uso da máscara na pele

Tempo de leitura: 2 minutos

Relatos dentro e fora dos consultórios mostraram um aumento de possíveis alergias combinadas com problemas de pele durante a pandemia. Uma pesquisa recente mostra que o uso contínuo da máscara pode estar causando isso.

Arte: Gabriella Tomaz

Uma pesquisa publicada no jornal “American Academy of Dermatology”, apontou que aproximadamente 83% dos profissionais da saúde que atuaram na linha de frente contra a covid, relataram o aparecimento de maneira persistente de acne no rosto. E cerca de 70% apontaram outras questões, como ressecamento de pele e descamação na parte que fica em contato com a máscara.

O que causa?

Algumas possíveis causas foram levantadas, como o uso prolongado da máscara, o tecido e até a forma como se higieniza podem contribuir para o surgimento dessa patologia, que está sendo chamada de “Maskne”, termo utilizado para nomear o surgimento de acne causada pelo abafamento entre a máscara e a pele. Além da acne, pode ocorrer o surgimento de descamação, coceira, vermelhidão além da sensibilização do local.

Contudo, é importante destacar que em alguns casos, a pessoa pode ter atopia, termo médico que indica a predisposição, ou seja, ter uma tendência para o desenvolvimento de manifestações alérgicas. E nesses casos, pode não ter relação com o uso prolongado de máscara, já que o indivíduo possui um fator genético determinante, entretanto os cuidados devem ser redobrados, para evitar que a lesão não se agrave.

Como prevenir?

 

  • Evitar o uso de máscaras feitas com material sintético, pois esse tipo de material pode possuir uma série de substâncias químicas que pode causar irritações;
  • Utilize máscaras de material 100% de algodão e de preferência, de cor clara;
  • Trocar a máscara toda vez que ela estiver úmida, pois essa umidade pode entupir os poros do rosto, criando lesões e infecções;
  • Lave de maneira correta! O recomendado é lavar utilizando somente água e sabão de coco líquido ou em barra. Nunca use amaciante;
  • Em caso de máscara nova, lave ela várias vezes antes de usá-la, dessa forma você vai estar removendo possíveis substâncias químicas que podem estar nelas.

 

Apesar desse fenômeno, a utilização das máscaras como proteção individual e social é de suma importância para evitar o contágio por covid, fato esse já confirmado pela ciência. Prevenção é a palavra de ordem, mas não se esqueça dos cuidados essenciais com a sua máscara!

 

Fontes: