O que são os radicais livres e como proteger sua pele deles?

Os radicais livres são os grandes causadores do envelhecimento da pele. São moléculas instáveis que se formam dentro das células que começam a ser produzidas em excesso por fatores externos como o tabagismo, poluição, exposição aos raios ultravioletas e estresse. Agora, como proteger a pele? Continue lendo que você vai aprender.

radicais livres
Mulher foto criado por freepik – br.freepik.com

O que são os radicais livres?

São moléculas produzidas pelas células pelo corpo enquanto passa pela queima de oxigênio quando produz energia. Assim, quando produzidas em excesso, prejudicam as células saudáveis do organismo e até mesmo o DNA celular.  Os fatores que mais influenciam no aumento da produção de radicais livres são:

  • Pesticidas
  • Poluição ambiental;
  • Consumo de álcool
  • Radiação ultravioleta;
  • Tabagismo;
  • Estresse.

Conforme o corpo tem suas fibras alteradas, ele começa a se degradar. Então, a pele perde sua sustentação e começam a surgir os principais sinais de envelhecimento. Como, por exemplo, as rugas e a flacidez.

Por isso, é de extrema importância fazer o uso de produtos que tenham os ativos antioxidantes. Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Ácido Ferúlico, Phloretin e Resveratrol são alguns dos mais usados. Além disso, você deve repor esses antioxidantes através da alimentação. Os alimentos avermelhados, alaranjados e amarelados são extremamente ricos nessa propriedade. Balanceia o que você ingere com produtos de cuidados com a sua pele e os resultados serão satisfatórios.

Confira: Splendide, a vitamina C da Revenir Cosmétique. Garanta a sua!

Portanto, o uso diário do protetor solar + algum dermocosmético rico em propriedades antioxidantes vão prevenir e proteger a sua pele de possíveis danos. O filtro deve ser FPS 30 ou maior. Já no produto da sua rotina de cuidados com a pele, acrescente um sérum para que sua pele absorva melhor as propriedades antioxidantes.

Para que você possa receber o tratamento ideal em sua pele, consulte-se com o seu médico de confiança. Ele vai o que melhor vai funcionar para você. Ademais, cuide da sua pele e mente diariamente.

Fontes: