5 dicas infalíveis que vão te ajudar a prevenir as manchas na pele!

As manchas na pele podem surgir pelos mais diversos motivos. Falta de cuidados, sol excessivo sem proteção, fatores genéticos, má alimentação, acne… Motivos não faltam! Mas, também, a falta do protetor solar pode ser a principal causa. Para prevenir e tratar as manchas na pele, continue lendo esse post.

manchas na pele

Como as manchas na pele surgem?

O processo é mais simples do que a gente imagina. Primeiramente, os raios solares estimulam a produção de melanina. Tanto é que, o seu corpo lado do corpo que costuma ficar mais exposto ao sol, possui mais manchinhas. Além disso, as alterações hormonais, o uso de medicamentos e hereditariedade também contribuem para o aparecimento desses sinais que incomodam muita gente.

Por outro lado, as manchas são diferentes uma das outras. Manchas escuras no rosto, manchas causadas pelo sol, manchas vermelhas, micose, pano branco, manchas de diabetes e entre outras. Portanto, procure um médico para que ele possa te avaliar melhor e te dar um diagnóstico específico.

1. Protetor Solar para evitar manchas na pele sempre!

Seja dentro ou fora de casa, o uso do protetor solar é indispensável para tratar e prevenir as manchas na pele. Em resumo, se expor demais ao sol pode causar as temidas manchinhas e também queimaduras. Por isso, principalmente das 10h às 16h, porque os raios UVA e UVB estão em maior incidência, use o protetor solar sem falta. Aplique o filtro solar de duas em duas horas.

2. Resfrie a pele sempre que necessário

Em dias quentes e ensolarados, o calor resseca a pele e pode causar vermelhidão, coceira que tendem a virar manchas no futuro. Logo após pegar muito sol, use a água termal para aliviar essa secura da pele e prevenir possíveis manchas que possam surgir.

3. Não cutuque a pele

Sabe as espinhas e os cravos que você ama ficar mexendo? Então, corte esse hábito agora! Toda inflamação pode causar manchas, se você mexe nela, é quase certeza que seu rosto vai ficar com marcas. Mantenha sua rotina de cuidados anti-acne, faça seus rituais de beleza e evite o aparecimento de espinhas, cravos e principalmente, as manchas.

4. Utilize cremes inibidores de melanina

Cremes com os ativos como os ácidos retinóico, o glicólico, o ferúlico e o ascórbico-vitamina C, protegem e auxiliam no clareamento das manchas na pele. Mas, claro, consulte-se com o seu dermatologista de confiança para ele te indicar o melhor tratamento. Usar ácidos por conta própria pode causar efeitos contrários na sua pele.

5. Use loções calmantes e hidratantes após a depilação

A depilação diária com lâminas e cera quente agridem a pele. Podem primeiramente causar vermelhidão, coceira, alergias, pelos encravados e evoluir para as manchinhas. Portanto, após a depilação, use produtos calmantes para evitar esses probleminhas.

Para que você possa ter um tratamento específico para o seu tipo de pele, procure um médico.

Fontes: