RUGAS: O que são, como surgem, como prevenir e tratar?

As rugas são linhas de expressão que surgem devido a queda de produção de colágeno, ácido hialurônico e elastina no organismo. Essa mudança repentina nos níveis de produção dessas substâncias acontece principalmente porque o corpo está envelhecendo e consequentemente, mudando. É muito comum que primeiramente, esse tipo de marca apareça na região ao redor dos olhos, testa, colo, pescoço, mãos e braços.

Mas, além da falta dessas substâncias no corpo, a exposição solar também acelera o envelhecimento cutâneo da pele. Por isso, quanto mais cedo começar a prevenir esses sinais, melhor a sua pele vai reagir aos cuidados e obter resultados positivos.

rugas
Mulher foto criado por wavebreakmedia_micro – br.freepik.com

O que causa?

Não apenas por causa da queda de produção de colágeno e entre outras substâncias no corpo, como também a repetição dos mesmos movimentos faciais ao longo dos anos é um fator para o surgimento de sinais na pele. Mas, não é apenas isso. A exposição solar, poluição, falta de água no organismo, estresse e a privação de sono também são fatores que aceleram o envelhecimento da epiderme.

Quais os tipos de rugas?

Linhas de expressão

A princípio, elas surgem por causa dos movimentos repetitivos e a contração muscular. É o primeiro sinal de envelhecimento da pele.

Bigode chinês

Começa a aparecer a partir dos 30 anos na região do canto do nariz até a extremidade dos lábios. As mulheres que apresentam esse tipo de ruga possuem predisposição genética, flacidez e falta de elasticidade na pele.

Pés de galinha

São as rugas que surgem ao redor da região dos olhos. Assim sendo, elas aparecem no canto externo dos olhos, em direção da testa, orelha e bochecha. Sobretudo, o surgimento delas também se dá pelos movimentos repetitivos e as contrações musculares no local.

Linhas de marionete

As linhas de marionete são rugas mais nítidas que também são causadas pelo envelhecimento da pele. Mas, o diferencial nesse tipo é que os maus hábitos como a má alimentação e o tabagismo de fato influenciam de tal forma que

As rugas são dividas em dois estágios: as dinâmicas, que são as rugas que não aparecem quando o rosto está em repouso.

E, as rugas estáticas que são comuns principalmente em peles maduras e são visíveis mesmo quando o rosto está em repouso.

Como tratar e prevenir as rugas?

Para que possa prevenir as rugas, é importante que desde os 25 anos que o uso dos dermocosméticos entrem na sua rotina de cuidados faciais. Os principais ativos que previnem as rugas são:

  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Ácido Ferúlico
  • Extrato de Blueberry

Está a procura de uma Vitamina C que auxilia na produção de colágeno, combate os radicais livres e tem ação antioxidante em um só produto? Clique aqui e confira o creme diurno facial, Splendide.

Além disso, é importante usar diariamente um protetor solar com ativos anti-idade, ter uma alimentação balanceada, evitar açúcar, cigarros e noites mal dormidas. É primordial hidratar a pele diariamente.

Para você que já tem mais de 35/40 anos e as rugas já estão mais visíveis, também podem utilizar essas substâncias na pele, porém, é necessário algo mais potente porque a pele já apresenta mais sinais de envelhecimento. Os mais recomendados são:

  • Ácido hialurônico
  • Retinol
  • Ácido Glicólico

Certamente você está a procura de um tratamento mais eficaz. Conheça o Hyaluronique, o suplemento em cápsulas de ácido hialurônico que vai mudar a sua pele de dentro para fora. Confira aqui mais detalhes do Hyaluronique.

O envelhecimento da pele vai acontecer com todos, a única coisa que está no nosso alcance é tratar e evitar o surgimento de mais sinais. Por isso, é muito importante que você aprenda a se cuidar com amor e carinho e entender que é mais uma fase da sua vida como as outras. A vida não está acabando, apenas está cheia de mudanças e novidades.

Fontes: