Como passar o batom sem erro: sem manchar e sem borrar?

Passar batom sem borrar ou errar é uma das grandes vontades das mulheres. O batom é um item de maquiagem essencial e que muda totalmente o olhar para uma maquiagem, mas que quando é feito de modo errado ou até mesmo de qualquer maneira, o resultado não é um dos melhores.

Antes que você tenha problemas para passar batom, vamos compartilhar algumas dicas que vão mudar a forma como você aplica e usa esse item tão poderoso na maquiagem.

como passar batom sem borrar

Antes de aplicar o batom, passe base e pó nos lábios

Sua boca precisa está com um fundo neutro ou sem cor para que a real cor do batom ou gloss apareça e seja destaque. Por isso, enquanto estiver preparando a pele, passe o resto de base do pincel nos lábios e depois sele normalmente com o pó compacto. Faça um antes e depois e compare como a cor do batom fica mais real com essa técnica.

Esteja com os lábios hidratados

Com batom ou sem, é primordial que os lábios estejam hidratados. Dessa forma, quando os lábios não estão hidratados, a aparência do batom na boca tende a ficar “craquelada” e seca. Por isso, quando começar a maquiagem, aplique um hidratante labial e depois de seco, aplique o batom.

Contorne os lábios com um lápis de boca

Contorno da boca

Ao contornar os lábios com um lápis de boca, você delimita então até onde deve aplicar o batom e a partir disso, você já tem mais noção e evita borrar.

Mas, não faça o contorno todo por fora dos lábios, ou muito por dentro, pois vai parecer que seus lábios são falsos. Para deixar o mais natural possível, aplica o lápis de boca em cima da linha do contorno natural da boca.

Aplique o batom com um pincel

Uma das técnicas que mais evitam erros na aplicação, é o uso de pincéis. Por isso, logo após contornar os seus lábios com o lápis de boca, comece a passar o pincel com batom primeiro nas laterais e aos poucos indo para o centro.

Use pincéis com cerdas sintéticas e tome cuidado para não ultrapassar a delimitação já criada com o lápis de boca.

Para não transferir, retire o excesso

Se o batom que você vai usar é cremoso, retire o excesso com o auxílio de papel higiênico. É simples, dobre o papel ao meio e coloque entre os lábios e dê uma leve pressionada.

Dessa maneira, já vai evitar que possa ficar batom nos seus dentes e passar o seu batom sem borrar.

Caso borre, use água micelar para limpar

Se mesmo após todas essas dicas você borrar o batom, existe uma solução super prática e rápida. Use um cotonete com um pouco de água micelar e passe no local que borrou. E depois, no local onde borrou, aplique um pouco de base para deixar tudo uniforme novamente.

É uma questão de prática aplicar o batom sem borrar. Às vezes é legal treinar isso para que no dia que realmente precise aplicar sem problemas, você já esteja esperta e acostumada com isso. Maquiagem é questão de prática. Não tenha medo de errar.

Fontes: