Um dos erros mais comuns na hora de cuidar da pele madura, é manter a mesma rotina de skincare por anos, como se a pele não precisasse de tratamentos específicos em cada fase da vida. Cuidar da pele é uma prática muito comum entre as mulheres, mas, também é fácil de encontrar mulheres que fazem esses cuidados de forma errada que podem prejudicar a saúde da epiderme.
Com o propósito de evitar o surgimento e te auxiliar na hora de cuidar da pele do seu rosto, vamos citar os 5 erros mais comuns na hora de cuidar da pele madura. As dicas também dão super certo para as peles mais jovens e evitar que no futuro o rosto desenvolva muitas linhas de expressão e rugas.
Confira:
1. Não hidratar a pele madura diariamente
A pele madura perde a hidratação facilmente. Por isso, antes do que imagina, a pele apresenta uma aparência ressecada, sensibilidade, rachaduras, dermatites e entre outros problemas que podem ser ocasionados pela falta de hidratação.
Dessa forma, tenha sempre hidratantes faciais na sua rotina de cuidados com a pele. Além de hidratar, os cremes vão formar uma barreira na pele para proteger contra sujeiras e poluição que o rosto entra em contato no dia a dia.
Em outras palavras, os hidratantes faciais devem ser usados diariamente e aplicados duas vezes ao dia. Não se esqueça de usar sempre.
- Saiba mais sobre hidratação para pele maduras: Por que hidratar e qual o melhor hidratante para pele madura?
2. Parar usar protetor solar
Assim também, outro item essencial para o dia a dia que jamais deve deixar de ser usado. Além de proteger dos raios UVA e UVB, o protetor solar também auxilia na diminuição de linhas de expressão, rugas e manchas. Para um envelhecimento saudável da pele, use o protetor solar de duas em duas horas.
Com toda a certeza, tenha sempre em mãos um protetor de qualidade que a sua pele agradecerá.
3. Aplicar os produtos na ordem errada
Ao inverter a ordem da aplicação dos produtos, é provável que pode acontecer o efeito rebote. Quando o produto causa um resultado contrário da função que deveria ter, esse é o “efeito rebote”. Pode acontecer com qualquer pessoa em qualquer idade, mas com a pele madura isso pode ser mais maléfico.
A pele pode não conseguir absorver os nutrientes que estão sendo aplicados no dia a dia e responder com ressecamento, sensibilização, manchas, coceira, vermelhidão e entre outros sintomas. Por isso, o melhor é seguir a ordem dos produtos:
- Sabonete facial para a limpeza
- Tônico para regular o pH da pele
- Hidratante para repor a água
- Creme anti-idade para combater os sinais de envelhecimento
- Protetor solar
4. Não usar cremes anti-idade na pele madura
A pele com o tempo perde a elasticidade e a firmeza que aos poucos são devolvidos pelos cremes anti-idade. Antes de tudo, quando já se tem a pele madura, o uso dos produtos rejuvenescedores vão retardar o envelhecimento que ainda está por vir e tratar a pele.
Com a finalidade de devolver o brilho natural da pele, elasticidade, firmeza, hidratação… O uso dos cremes anti-idade vão ser extremamente benefícios para a pele.
Só para exemplificar que: os cremes anti-idade diurnos devem ser usados apenas durante o dia e o creme noturno só durante a noite. Usar os produtos ao contrário pode trazer o efeito rebote.
Veja aqui: Creme Diurno Spledinde Vitamina C e Creme Noturno Magnifique.
5. Deixar de cuidar da região dos olhos
A região dos olhos (ou região periocular) após os 30 anos precisa de um cuidado diário e específico. Aliás, o local é um dos primeiros que apresentam linhas de expressão e rugas. Ao longo dos anos, fica flácido e deixa mais evidente o envelhecimento da pele.
Ademais, acrescente a sua rotina de cuidados com a pele cremes específicos para a região dos olhos, passe a massagear o local e use óculos de sol. Esses hábitos vão evitar o surgimento de sinais de envelhecimento na sua pele.
Saiba mais sobre: Como evitar o surgimento de rugas ao redor dos olhos?
Fez tudo isso? Sobretudo, não se esqueça também de se hidratar bastante, fazer exercícios físicos e evitar o sol entre das 10h às 16h. Isto é, sua pele e seu corpo vão agradecer.
Fontes: