Pele madura no verão: como cuidar e manter saudável?

O verão já está pertinho de nós! Eventualmente, os cuidados com a pele madura precisam ser adaptados para o verão. Durante essa temporada, os raios solares estão mais intensos sobre a Terra e as chances de desenvolver queimaduras, manchas ou até mesmo câncer de pele aumentam. Além de todos esses fatores, a pele madura é mais propícia de apresentar rugas e linhas de expressão nesse período.

Para evitar e ao mesmo tempo tratar esses sinais de envelhecimento, separamos as melhores dicas de cuidados com a pele madura durante o verão. Confira:

como cuidar da pele madura no verão

Cuidados com a pele madura no verão:

Use protetor solar diariamente

Essa é uma dica que não é apenas para o verão. Seja dentro ou fora de casa, é de extrema importância proteger sempre a pele. A questão é que, não usar o produto de fotoproteção faz com que todos os tratamentos anti-idade já feitos na sua pele, possam perder toda a sua eficácia e então, causar problemas, como a sensibilização da pele e o desenvolvimento de manchas.

Para as pessoas de pele clara, os protetores com FPS 40 para cima são os mais recomendados. Para as peles escuras, FPS 30 para cima.

Evite exposição ao sol nos horários de pico

Seja no verão ou em outra estação, evite os horários de picos do sol. Antes das 10h e depois das 16h, está liberado para tomar aquela Vitamina D sem problemas algum. Mas, se você estiver em uma viagem e quer aproveitar todos os momentos, o protetor solar deve ser o seu melhor amigo.

Por isso, de duas em duas horas aplique o protetor solar para ter a certeza de que estará protegida dos raios UVB que são tão presentes de 10h às 16h.

Use óculos de sol

A região ao redor dos olhos é extremamente sensível e no processo natural de envelhecimento da pele, o local perde a firmeza e elasticidade. E, durante o verão, isso se agrava ainda mais por conta do semicerrar dos olhos pelo fato de haver muita luz solar.

O gesto de semicerrar os olhos contribui para o surgimento de linhas de expressão e rugas na região. Por isso, invista em óculos de sol com proteção anti-UV e chapéus.

Leia também: Como cuidar das olheiras e diminuir a aparência de cansada?

Retire o cloro e sal da pele

Ao sair da piscina ou do mar, procure uma ducha para retirar todos os resíduos de sal e cloro. Essas substâncias ressecam a pele e assim sendo, podem ocasionar alergias.

Dessa maneira, ao banhar use um sabonete neutro e água gelada. Fazer isso vai ajudar a sua pele a voltar pro pH natural.

Reforce a hidratação da sua pele

A pele madura é um tipo de pele que fica ressecada e perde a hidratação facilmente de forma natural. Junto a isso, tem o clima quente com o sol forte que são fatores que ressecam ainda mais a pele. Por isso, é importante reforçar a hidratação da pele madura neste período.

Em resumo, a hidratação pode ser feita com cremes diurnos e noturnos, o uso de água termal e a ingestão de mais de 2 litros de água por dia vão auxiliar no combate desse ressecamento da pele madura.

Veja aqui: Creme Diurno Spledinde Vitamina C e Creme Noturno Magnifique.

Por fim, ao fazer tudo isso você está pronta para curtir o verão como ninguém.

Fontes: