Por que é tão importante esfoliar a pele? Aprenda a melhor maneira!

Esfoliar a pele é um dos passo a passo mais famosos no mundo dos cuidados com a pele. Mas, para quem não é familiarizado com as rotinas de cuidados faciais, a esfoliação do rosto é apenas para “deixar a pele macia”. Porém, a função da esfoliar vai muito mais além disso. Algum dos outros benefícios são, o brilho natural e saudável e a melhora na absorção dos produtos usados na pele.

Esfoliação facial
Pessoas foto criado por user18526052 – br.freepik.com

Por que é importante esfoliar o rosto?

Ao esfoliar o rosto, uma série de coisas boas acontecem na sua pele. Primeiramente, a renovação das células. A esfoliação remove as células mortas da pele e por isso, fica aquela sensação de pele macia e lisa. Além do mais, essa prática auxilia a pele a absorver a hidratação que está sendo dada.

Fazer isso diariamente evita o envelhecimento acelerado, diminui marcas e manchas. E, sobretudo, evita o surgimento de cravos e espinhas.

Apesar de ser algo muito simples de ser feito em casa, é preciso tomar algumas precauções com o seu tipo de pele. A primeira de todas, é saber que a quantidade de vezes que a esfoliação pode ser feita por semana. Tudo isso varia de pele para pele. O motivo? Porque cada uma possui as suas particularidades.

Visto que, existem peles diferentes, é importante ter um diagnóstico e recomendações específicas para o seu rosto. Por isso, se consulte com o seu dermatologista de confiança.

Em outras palavras, as peles oleosas podem esfoliar o rosto de duas a três vezes por semana. E, para as peles secas, uma já é o bastante. Fonte: DermaClub.

esfoliar o rosto
Pessoas foto criado por user18526052 – br.freepik.com
Como esfoliar o rosto de maneira correta:

Já sabe qual o produto ideal para você? Já testou e viu que não deu alergia ou vermelhidão? O próximo passo é usar o esfoliante. Como é muito simples de ser usado em casa, existem apenas algumas precauções para que não cause algum efeito rebote.

Sem dúvida, o modo mais comum é de esfoliar com os dedos. Mas, hoje no mercado dos cosméticos existem esponjas de silicone que vibram e esfoliam o rosto. Possuem um valor entre R$ 200 e R$ 1000 reais.

Leia também: Por que e quando devo começar a usar creme anti-idade?

Passo a passo:
  1. Com o rosto limpo e úmido, aplique o esfoliante no rosto
  2. Suavemente, mexa os dedos em movimentos circulares sem fazer pressão
  3. Deixe na pele de 3 a 5 minutos
  4. E por último, enxágue o rosto com água.

Em conclusão, na hora de escolher o esfoliante, dê preferência os produtos que possuem ativos naturais e que tenha partículas pequenas ou médias.

Fontes: