Como cuidar das olheiras e diminuir a aparência de cansada?

As olheiras são manchas escuras marrons ou arroxeadas bem abaixo dos olhos que podem surgir por hereditariedade ou por alguns fatores ao longo da vida. As que mais incomodam são as profundas ou marcadas que dão uma aparência de cansada para a pessoa. Antes de tudo, o tratamento pode ser feito com cosméticos e procedimentos estéticos.

Olheiras profundas
Foto de Mujer creado por freepik – www.freepik.es

As olheiras ficam mais evidentes durante o processo de envelhecimento da pele. Ou seja, neste período a região das bolsas dos olhos começam a ficar flácidas e com isso, a pele sofre com a atrofia devido a perda de colágeno e gordura no local.

Mas, alguns hábitos também influenciam para o surgimento. A ingestão de alimentos com excesso de sal, álcool e açúcar aceleram o processo de envelhecimento das bolsas dos olhos e a perda de firmeza. Portanto, resultando em aparência os olhos cansados.

Para encontrar o melhor jeito de tratar as suas olheiras, é importante descobrir qual o tipo da sua. Antes de mais nada, existem quatro tipos que mais causam incômodos. São elas, olheiras profundas, sanguíneas, pigmentares e as vasculares. Cada tipo exige um tratamento específico. Veja:

1. Olheiras profundas (ou pigmentares)

Antes de mais nada, esse tipo ocorre pelo acúmulo de pigmento na região. A princípio, são marrons e as pessoas que possuem esse tipo geralmente são negras e com predisposição genética.

  • Como tratar? É possível diminuir a aparência da olheira através de peelings químicos ou laser.
2. Olheiras sanguíneas

Com o excesso de hemoglobina no local, assim também, olheiras sanguíneas têm a aparência arroxeada.

  • Tratamento: é recomendado tratar com métodos que favorecem a microcirculação. A microcirculação tem a função de transportar nutrientes para os tecidos e remover detritos de células.
3. Olheiras pigmentares

As olheiras pigmentares possuem uma coloração amarronzada e é um tipo de melasma causado pelo excesso de melanina na pele fina das bolsas dos olhos.

  • Como cuidar? O tratamento é feito com o preenchimento de ácido hialurônico, skinbooster ou Ulthera.
4. Olheiras vasculares

O motivo principal para o surgimento de olheiras vasculares é a retenção de líquido. Ao mesmo tempo, a coloração delas são azuladas. Assim também, costumam surgir em momentos de estresse e cansaço.

  • Tratamentos: massagens na região com cremes hidratantes que possuem ativos como Vitamina C, Vitamina K e levedura de soja ajudam a melhorar a circulação da área.

Veja aqui: Creme diurno com Vitamina C, Splendide

Os tratamentos vão amenizar a aparência das olheiras, mas não vai fazer elas sumirem. Marque uma consulta com o seu dermatologista de confiança para maiores esclarecimentos e cuidados com a sua pele.

Fontes: