Ácido Hialurônico: o que é, quando começar a usar, para que serve?

O ácido hialurônico é uma substância que está por todo o corpo e que a função é manter a hidratação e o viço (brilho e uniformidade) da pele. Além disso, evita o aparecimento de sinais de envelhecimento, minimiza marcas, faz a sustentação da pele e entre outros benefícios. A equipe do blog da Revenir Cosmétique conversou com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para esclarecer todas as dúvidas sobre o ácido hialurônico.

o que é acido hialuronico
Mulher foto criado por KamranAydinov – br.freepik.com

O que é o ácido hialurônico? 

“O ácido hialurônico é uma substância que está presente na pele e que ajuda na função da estrutura da pele do rosto”, explica a representante da SBD. A substância tem a capacidade de atrair a água e assim tratar de lesões nas articulações e partes do corpo. É o ácido hialurônico que ajuda a manter a pele hidratada, firme e lisa. Isso ocorre porque o ativo preenche os espaços entre as células e melhora o aspecto da pele.

Existem duas formas de utilizar o ácido: de forma tópica e injetável. A primeira é possível através do uso de dermocosméticos no mercado e a segunda opção é um procedimento estético que deve ser aplicado com um profissional da área.

Para que serve o ácido hialurônico?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a substância de forma tópica é um bom hidratante da pele. “Existem alguns produtos com ácido hialurônico para hidratação e outros produtos com ácido em partículas menores que prometem tratamento mais rejuvenescedor”, esclarece.

Quando começar a usar o ácido?

O ácido hialurônico pode ser usado em pacientes jovens ou de pele madura, para melhorar a textura da pele e para o tratamento de rugas finas. O uso pode ser precoce também, com objetivo de hidratação e prevenção do envelhecimento. O recomendado é que a partir dos 21 anos, comece o tratamento, a fim de não deixar os cuidados para a última hora.

ácido hialurônico
Pessoas foto criado por senivpetro – br.freepik.com

Quais são as regiões que mais se usa o ácido?

“Se for o tópico, pode ser usado em qualquer área do corpo ou da pele”, afirma a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Os locais mais comuns são pescoço, rosto, colo e mãos. Se for utilizar o injetável, é necessário consultar-se com o seu dermatologista de confiança para descobrir qual o melhor lugar e forma de começar o tratamento.

Quais são os benefícios?

O ácido hialurônico auxilia na melhora da pele. Principalmente a hidratação, o tratamento de rugas finas e na textura da pele.

Quais as opções de tratamento com ácido e qual a melhor? Em creme? Cápsulas? Injetáveis? 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que “produtos com ácido hialurônico devem ser prescritos por um médico dermatologista após avaliação da pele e de acordo com as necessidades e características individuais de cada paciente”. Por isso, marque uma avaliação para achar o melhor tratamento para o seu tipo de pele.

Existe algum malefício ao usar o produto?

A única razão para possíveis problemas ao usar o ácido, seria por algum processo alérgico, que é raro. Porém, com a aplicação direta (injetável), o procedimento feito com um profissional não qualificado é de grande risco, devido às complicações que podem ser desenvolvidas durante o processo invasivo.

Quais são as recomendações ao usar ácido hialurônico? 

“Para hidratação e melhora de rugas finas, o ácido hialurônico pode ser usado em cremes, géis ou loções“, explica a representante da SBD. Já o injetável, é indicado para rejuvenescimento profundo, tratamento de rugas ou produção de colágeno.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia é apenas a fonte jornalística para esse artigo. Não usa desse espaço para a promoção de produtos ou marcas.

Fontes: