Durante a menopausa, o corpo feminino passa por diversas mudanças. Com a baixa produção de estrogênio no ovário, a pele tende a ficar mais flácida, menos hidrata e mais propensa de desenvolver rugas. Por isso, é tão importante estar em alerta ao cuidar da pele nesse período. É indispensável que a sua dieta tenha alimentos ricos em colágeno, como carnes, ovos, peixes, cerejas, uvas, feijão e entre outros. Dessa forma, é extremamente importante saber como cuidar da pele durante a menopausa.
O que é a menopausa?
A menopausa é um período da vida da mulher em que ela para de menstruar. A partir disso, começa o ciclo climatério, que é a transição entre o final do período reprodutivo e a fase da pós-menopausa. É comum ocorrer por volta dos 40 e 50 anos.
Os principais sintomas são:
- Irregularidade menstrual;
- Ondas de calor;
- Insônia;
- Falta de memória;
- Secura vaginal;
- Diminuição da libido;
- Ganho de peso.
Por que a pele envelhece mais durante o período de menopausa?
O envelhecimento cutâneo da pele começa a ficar mais visível a partir do momento em que o hormônio DHEA (hormônio da juventude) tem seus níveis reduzidos. O colágeno e o ácido hialurônico diminuem na pele, causando assim flacidez, rugas e linhas de expressão.
- Encontre aqui: SUPLEMENTO HYALURONIQUE 2 UNIDADES + FRETE GRÁTIS
Além disso, a pele fica mais ressecada, fina, sem elasticidade, sensível e com manchas no período da menopausa. Por conta disso, os cuidados faciais diários são essenciais para retardar o envelhecimento da pele.
Como cuidar da pele na menopausa?
É provável que neste período a pele fique muito ressecada ou com excesso de oleosidade, a primeira coisa ser feita é cuidar da hidratação da pele. O uso de hidratantes vão melhorar a textura, luminosidade e reforçam as barreiras de proteção da pele.
Bem como os hidratantes, o protetor solar deve ser usado diariamente. Além disso, o protetor vai diminuir os sinais de envelhecimento, rugas e a flacidez. O uso de tônicos faciais e o hábito de esfoliar o rosto pelo menos uma vez por semana também são essenciais para retardar o envelhecimento cutâneo da pele.
Acima de tudo, beba 1,5 de água por dia. Ao mesmo tempo que hidrata a sua pele de dentro para fora, a ingestão de água diariamente na quantidade adequada pode melhorar a saúde do corpo inteiro.
Por fim, é importante colocar na sua rotina de cuidados produtos com os ativos: Vitamina C (encontre na Revenir Cosmétique), Retinol, Resveratrol, Ácido anísico, Ácido como LHA (derivado do ácido salicílico). Os produtos com essas propriedades vão garantir uma maior proteção, hidratação, aumentar a produção de lipídeos na região, colágeno e preencher.
Os principais ativos para cuidar da pele na menopausa
Também existem os tratamentos no ramo de estética que ajudam a combater os efeitos da menopausa na pele. São eles:
- Estimuladores de colágeno;
- Lazer e luz pulsada
- Radiofrequência
- Preenchimento com ácido hialurônico
- Toxina botulínica
Por isso, consulte-se com o seu dermatologista para tirar qualquer dúvida. Dessa forma, use sempre protetor solar para evitar danos a sua pele e tratamentos que podem prejudicar a sua pele.
Fontes:
- DermaClub: Pele na menopausa: como cuidar e quais os melhores produtos para as rugas, flacidez e ressecamento
- Tua Saúde: Como combater as Rugas e a Pele Seca na Menopausa
- Sociedade Brasileira de Dermatologia: Oito dicas para cuidar da pele na menopausa
- Hilab: O que é a menopausa e quais são os sintomas?