Água micelar X água termal X tônico facial: qual a diferença?

As dúvidas começam a surgir quando se inicia uma rotina de cuidados com a pele. São imensas as variedades de produtos. A água micelar, água termal e o tônico facial são algumas das opções mais acessíveis e benéficas do mercado. Além de serem alguns dos itens de beleza mais requisitados pelos amantes de skincare, também são os que mais causam confusões. Afinal, quais são as diferenças entre esses cosméticos?

O que é água micelar?

A água micelar é um produto de limpeza facial sem enxágue. Sua fórmula 5 em 1 limpa, purifica, demaquila, suaviza e reequilibra o pH da pele. O principal componente, as micelas, que são glóbulos que absorvem as impurezas da pele (poluição, sujeiras, oleosidade) como uma esponja e removendo-as, retém a hidratação na pele sem causar irritação ou ressecamento.

Sua composição não possui álcool, químicos e conservantes. A fórmula leva água termal, o que ajuda a hidratar, acalmar a pele e evitar o envelhecimento precoce causado pelos radicais livres.

Desde o lançamento no mercado, o produto tem sido um dos mais procurados para os cuidados da pele. Por que isso aconteceu? Pela sua multifuncionalidade. É um produto que possui muitas funções em apenas um passo que é feito em poucos minutos. A água micelar é para todos os tipos e é capaz de substituir os demaquilantes comuns.

Como usar: é recomendado pela manhã, antes do hidratante ou protetor solar e, pela noite. Como é um produto suave e neutro, também está liberado para usar na região dos olhos e boca.

Como usar água micelar
Água foto criado por freepik – br.freepik.com

O que é água termal?

A água termal é um produto de beleza que tem como função de hidratar, nutrir, renovar, relaxar, regenerar e proteger a pele. Sua fórmula é rica em magnésio, potássio, lítio, cálcio, ferro, silício e possui um pH neutro e alcalino. Além de que, água termal é mais mineralizada que o comum.

Tanto na pele, quanto no cabelo, a água termal pode ser usada sem nenhum problema. Pessoas que possuem dermatite atópica, acne, rosáceas e psoríase são as mais recomendadas para utilizar esse produto no dia a dia. É um ótimo aliado para hidratar a pele pós-barba e pós-depilação. 

Como usar: borrife a água termal no rosto com 20cm de distância. O ideal é pela manhã e pela noite. Use o produto antes da aplicação da maquiagem para durar mais. 

Recomendações na hora de usar:

  • Não agite o produto antes de aplicar;
  • Borrife a água termal com o frasco na vertical.
Beautiful woman applying spray water on face on neutral background

O que é tônico facial?

O tônico facial é um produto que faz a limpeza profunda, remove a oleosidade e evita o surgimento de acne na pele. Existem dois tipos: o tônico tradicional e o adstringente. O tônico tradicional não é recomendado para as peles secas. Como remove as impurezas, equilibra o pH da pele e fortalece o tônus, isso pode ressecar. Já o tônico adstringente é ideal para peles mistas e oleosas. Ele diminui a oleosidade e reduz a produção de sebo. O tônico facial trata, revitaliza e elimina toxinas da pele. 

Como usar: Antes de dormir ou de começar a maquiagem, com um algodão, aplique o tônico por todo o rosto. 

ÁGUA MICELAR x ÁGUA TERMAL x TÔNICO FACIAL: Quais as diferenças?

A água micelar tem a função de higienizar a pele, fechar os poros sem agredir a pele. O tônico facial auxilia no tratamento da acne, remove impurezas e toxinas dos poros. Como contém álcool e substâncias adstringentes, que não são recomendadas para peles secas e sensíveis. Já a água termal, hidrata, acalma e cicatriza a epiderme.

Os três produtos se complementam ao longo do tratamento da sua pele. Um higieniza, o outro remove as impurezas e o último, hidrata. Consulte o seu dermatologista de confiança para definir qual o melhor tratamento para o seu tipo de pele. 

Referências: