Quais são os tipos de argilas e os benefícios de cada uma?

As argilas virarão um item essencial para a rotina de cuidados. É um produto natural rico de propriedades que auxiliam na limpeza, nutrição e revitalização da pele. Segundo a pesquisa feita pela tecnóloga em cosmetologia e estética, Montana Imai de Amorim e a professora Fátima Cecília Poleto Piazza, especializada em estética facial e corporal, as argilas já eram usadas pelos gregos e egípcios 50 a.C para a limpeza da pele.

Pela sua praticidade de uso, riqueza em propriedades e benefícios que vão desde a nutrição, hidratação e ação rejuvenescedora, as argilas estão sendo usadas diariamente no ramo da beleza e estética.

Leia também: Cuidados com a pele durante a gravidez: o que fazer nesse período?

O que é argila?

Coletadas diretamente do solo (jazidas), a argila é uma propriedade de origem mineral. Para evitar qualquer tipo de contaminação por fungos e bactérias, as argilas são inspecionadas após retiradas das jazidas. A argila é composta por alumínio, sílica e água.

Os vários tipos de argilas só são possíveis por conta do clima como o sol, temperatura, umidade e entre outros fatores. O clima de onde está a argila influencia nas propriedades de cada tipo de argila.

Cada tipo de argila possui propriedades diferentes. É interessante intercalar o uso das argilas juntamente a sua rotina de skincare diária. Para isso, é extremamente importante saber qual delas trarão mais resultados positivos para sua pele.

O uso de argila no rosto e corpo é também conhecido como argiloterapia e geoterapia. Ao usar a argila, os componentes agem na região interna e externa do seu corpo.

Conheça os benefícios de cada uma das argilas e descubra qual a melhor para o seu tipo de pele:

Argila Branca

É a mais indicada para peles sensíveis e desidratadas. Como é rica em alumínio, essa argila tem um maior poder de cicatrização e suavização da pele. Tem um pH semelhante ao da pele e promove ação antisséptica, clareadora, facilita a circulação sanguínea e ajuda no controle na acne.

E não para por aí! As propriedades da argila branca ativam a regeneração celular e revitaliza a pele.

A argila branca é recomendada para todos os tipos de pele. É recomendado usar uma vez na semana, por conta da sua ação purificadora. Após o uso da argila, é importante aplicar algum hidratante facial ou protetor solar.

Argila Verde

A argila verde é indicada para as peles oleosas e acneicas. Esse item auxilia na regulação da produção de sebo. Composta de silício e zinco, essa argila tem ação secativa, antisséptica, anti-bacteriana, analgésica e cicatrizante. Com o pH neutro, purifica e adstringe a região onde é aplicada.

Além de todos esses benefícios, a argila verde absorve as impurezas, ajuda na proteção e a acalmar a pele. Também é muito utilizada no corpo para combater celulite. O uso deve ser feito de 15 em 15 dias.

Argila Vermelha

A argila vermelha é rica em óxido de ferro e cobre que são propriedades que possuem ações anti-inflamatórias. Além de que, possui ação reguladora do fluxo sanguíneo e vascular, suaviza as linhas de expressão e ainda restaura a elasticidade e textura da pele. A argila vermelha hidrata, nutre e previne o envelhecimento da pele.

É recomendada para peles secas ou extremamente sensíveis. O uso deve ser feito de 15 em 15 dias para não causar efeito rebote. No corpo, costuma ser utilizada na barriga e coxas.

Argila Preta

Com alta concentração de alumínio e silício, a argila preta atua na desintoxicação e cicatrização da pele, e, possui ação antioxidante. A argila preta é raramente encontrada pura e é conhecida também como lama vulcânica.

As peles oleosas são as mais recomendadas para o uso da argila preta. Deve ser usada de 15 em 15 dias para não causar efeitos contrários a pele. Como é rara, o valor é um pouco mais alto que as demais argilas.

Argila Amarela

A argila amarela, ou dourada, possui um alto nível de silício e potássio que são ótimos para aumentar a síntese de colágeno na pele, combater o envelhecimento cutâneo da pele, ativar a circulação e hidratar. Ainda ajuda na uniformização, elasticidade e tônus.

Todos os tipos de pele estão liberados para usar essa argila. O uso pode ser semanal (uma vez na semana).

Argila Rosa

É a mistura da argila branca com a vermelha que nos fazer chegar na argila rosa. Composta por alumínio, óxido de ferro e cobre, promove um alto nível de hidratação, ação antioxidante e calmante. Ainda é ótima para auxiliar na cicatrização, clarear e dar efeito suavizante para a pele.

As peles sensíveis, desidratadas, envelhecidas, sem viço e que ficam irritadas facilmente são as mais recomendadas para utilizar essa argila. O uso deve ser feito de 15 em 15 dias.

Argila Roxa

Como é rica em magnésio, essa argila tem um grande poder de hidratação na pele e auxilia na produção de colágeno. Rejuvenesce, tonifica e suaviza a pele, dando firmeza e uma aparência de mais jovem.

As peles secas, sensíveis e maduras são as mais recomendadas para o uso da argila roxa. O uso deve ser de 15 em 15 dias.

Como usar a argila?

Segundo o estudo feito pela tecnóloga em cosmetologia e estética, Montana Imai de Amorim e a professora Fátima Cecília Poleto Piazza, especializada em estética facial e corporal, o modo de uso da argila se consiste em seis passos:

1° passo: Higienização da pele;

2° passo: Esfoliação;

3° passo: Preparar a máscara de argila com água purificada ou óleo essencial;

4° passo: Aplicar a máscara com uma camada de 1cm. Não deixe a máscara secar. Quando a argila começa a secar, perde a potencialização;

5° passo: Retire a máscara após 20 minutos e aplique um hidratante facial;

6° passo: Aplique um protetor solar FPS 30.

Recomendações:
  • Evite aplicar argila em peles feridas/machucadas;
  • Não deixar a argila secar, borrife água gelada ao longo dos 20 minutos com o produto no rosto;
  • Não guarde a argila hidratada para os próximos usos. Faça uma quantidade que dê para usar sem sobrar.

As argilas devem ser usadas como complementos para a sua rotina diária de cuidados com a pele. É importante respeitar o período de uso e consultar-se com uma esteticista para ela te aconselhar o melhor método de utilizar a argila no seu tipo de pele.

Referências: