Entre os cuidados com o rosto, um dos mais conhecidos e feitos pelas brasileiras, o peeling facial é um dos mais procurados para melhorar o aspecto da pele, diminuir manchas, rugas e entre outros benefícios. Mas, você sabe o que é o peeling químico?

O que é peeling químico?
O peeling químico é a aplicação de substâncias ácidas sobre a pele. Esses agentes destroem a camada superficial da pele que promove a regeneração das células. Essa renovação das células melhora a aparência da pele. Pode ser feito na região do rosto, colo, braços e coxas.
Quais são os ativos do peeling químico?
O peeling químico tem ação clareadora, ameniza as rugas e cicatrizes de acne. Existem três tipos: o peeling superficial, peeling médio e peeling profundo.
O peeling superficial age apenas na camada mais superficial da pele e não gera nenhum incomodo após feito. Nesse procedimento, é comum o uso de ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, pasta de resorcina e solução de Jessner.
- Esse procedimento é recomendado para quem tem rugas suaves, manchas superficiais na pele, leve fotoenvelhecimento da pele e acne.
O peeling médio já tem um efeito mais forte e remove a epiderme e destrói os tecidos. Os ativos são: ácido glicólico 40 a 70%; ácido tricloroacético 35% + Solução de Jessner, ácido tricloroacético 35% + Ácido glicólico, ácido pirúvico 60 a 90% e fenol 88%.
- O peeling médio é recomendado para pessoas que querem diminuir a pele envelhecida, rugas, cicatrizes superficiais, queratoses actínicas, hiperpigmentação e sulcos suaves.
Já o peeling profundo, destrói totalmente a epiderme e chega até a a derme reticular. Os ativos desse procedimento são o ácido tricloroacético 50% e Fenol.
- O peeling profundo é o mais recomendado para o envelhecimento severo da pele e cicatrizes profundas de acne.

Quais cuidados são necessários após o procedimento?
É importante manter uma rotina de hidratação e proteção. Por isso, sempre hidrate a pele e proteja com um protetor solar. Também é de ótima ajuda ter essas práticas:
- Cosméticos calmantes para diminuir a sensibilidade da pele;
- Água termal;
- Evitar usar maquiagem enquanto a pele cicatriza;
- Usar cremes cicatrizantes diariamente;
É importante se consultar com o seu dermatologista de confiança para ele te indicar qual o melhor para a sua pele.
Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Tua Saúde, DermaClub.