Máscara X Pele: como se proteger do Covid-19 e cuidar da pele?

É impossível não querer se proteger durante este período de pandemia que estamos vivendo. Mas, os cuidados tomados para que o vírus não chegue até nós, como lavar as mãos diariamente, usar álcool em gel, distanciamento social e o uso de máscara diariamente, estão causando alguns problemas. Entre eles estão o ressecamento da pele, descamação e, o desenvolvimento de acne.

Segundo uma pesquisa que foi publicada no jornal American Academy of Dermatology, aponta que 83% dos profissionais da área da saúde da China, perceberam o surgimento de acne no rosto. E 70% relataram descamação e pele seca na região que é usada a máscara.

Foto: Freepik

Como cuidar da pele durante a pandemia?

Essa é a pergunta de muitas pessoas que estão sofrendo com ressecamento intenso da pele e o surgimento de acne. Mas, é importantíssimo lembrar que a máscara é um item essencial para evitar a transmissão da Covid-19. Por isso, não abra mão nunca de usar a máscara. Você está salvando a sua vida e de quem está ao seu redor.

Mas, não é apenas o uso de máscara diariamente que afeta a pele do rosto. A ansiedade e o estresse causado pelo confinamento em casa, são um dos motivos para que fique tão sensível e logo a pele dá os primeiros sinais. Isso acontece porque o sistema imunológico está diretamente ligado ao sistema nervoso.

Mesmo em meio a uma pandemia, se você tem problemas de pele como a acne, ressecamento, dermatite atópica e psoríase, é necessário manter uma rotina de cuidados específicos para o seu tipo de pele. Esse hábito de cuidados, evitará o desequilíbrio do pH da pele e o surgimento de espinhas.

Além desses fatores, o atrito da máscara com a pele também influencia para que o ressecamento ou para o surgimento de espinhas na região. O contato da máscara com a pele acelera a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.

Foto: Freepik

Para que isso não aconteça, alguns cuidados devem ser tomados com a sua pele:

Não usar maquiagem de máscara: essa prática vai deixar o seu rosto mais oleoso e desencadear no surgimento de mais espinhas. O outro motivo para não usar maquiagem enquanto está de máscara, é porque a maquiagem vai sujar o acessório.

Use a máscara com a pele limpa e seca sempre: vai auxiliar no controle de oleosidade da pele e evitar que os poros se obstruam e causem mais acne.

Evite banhos quentes: como estamos em um período seco do ano e está sendo necessário o uso de máscaras diariamente, os banhos quentes podem ser mais um fator para que a sua pele fique mais ressecada e propensa a descamações.

Higienize as mãos ao colocar a máscara e depois de retirar. Isso é um hábito básico para evitar a transmissão do vírus para o nosso corpo e, as mãos sujas, no rosto influenciam no surgimento de acne.

Lembrando sempre de manter o distanciamento social, usar a máscara em ambientes públicos, utilizar álcool em gel e higienizar tudo o que pega. Assim você estará evitando o contágio do vírus.

Fonte: G1, DermaClub, Correio Braziliense, Portal Multiplix.