Acne na pele madura: como tratar e evitar o surgimento?

É normal que a acne apareça durante a adolescência. Mas, para algumas mulheres, é comum que essa acne surja na idade adulta. Isso acontece porque depois dos 25 anos, as mudanças hormonais no corpo altera a produção de hormônios masculinos, como a testosterona. O excesso de testosterona no organismo feminino causa aumento de pelos pelo corpo, infertilidade, queda de cabelo e a acne.

Como evitar a acne na pele madura?

É importante saber que as mulheres que tiveram acne durante a adolescência e tem a pele oleosa, tem mais chances de desenvolver acne durante a idade adulta. Por isso, é essencial cuidar da sua alimentação. Evitar álcool, café, frituras, carboidratos, laticínios e suplementos alimentares é essencial para que o tratamento tenha bons resultados.

Designer by freepik

O que é a acne na idade adulta?

A acne adulta costuma ser encontrada na região U do rosto: pescoço, queixo e mandíbula. Os cravos são pequenos e pouco visíveis. Mas, as espinhas são avermelhadas com a aparência de inflamadas, o que causa dor e desconforto.

Quais são as principais causas?

A mudança dos níveis de testosterona no corpo da mulher está diretamente ligado a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) que causa mudanças no ciclo menstrual.

Mulheres que são obesas, que tenham síndrome metabólica e diabetes, tem tendência a desenvolver acne na idade adulta.

Histórico familiar de acne e excesso de sol na pele, podem influenciar no surgimento de acne.

Como evitar o surgimento?

É necessário fazer uma avaliação do perfil hormonal e definir qual o melhor tratamento. Por isso é tão importante se consultar com o dermatologista.

Close up Girl applying aloe gel to problematic skin with acne scars, Health care products at medical industry. girl gently touches her forehead with pimples on her skin.

Como minimizar os efeitos?

O uso de cosméticos e dermocosméticos auxiliam no tratamento de acne na idade adulta. Tenha preferência por produtos que possuem ação anti cravos e espinhas, que controlem a oleosidade da pele e filtros solares com efeito matte. Esses itens vão ajudar a diminuir esse tipo de acne. Também é essencial usar sabonetes que controlam a oleosidade.

Para obter bons resultados a longo prazo, tenha em mente que uma rotina de cuidados com a pele é fundamental nesses casos. Além de ajudar a combater a acne, o skincare auxilia na diminuição dos sinais de envelhecimento, manchas e marcas de melasmas e espinhas.

O Splendide (vitamina C) e Magnifique (creme noturno facial) da Revenir Cosmétique possuem propriedades que além de retardar o envelhecimento precoce da pele, diminui a quantidade de cravos, espinhas e manchas na pele. São produtos rejuvenescedores, com uso diário e que hidratam profundamente a derme da pele.

Fonte: DermaClub, Saúde Abril.