Quais cuidados devem ser tomados com os cabelos depois dos 40?

Depois dos 40 anos, muitas mudanças acontecem no corpo das mulheres. As principais são as alterações hormonais, a perda de densidade óssea e muscular e, a desaceleração do metabolismo. Essas transformações no corpo feminino afetam diretamente a saúde da pele, cabelos e unhas.

Assim como a pele, os cabelos após os 40 anos perdem os nutrientes que eram tão abundantes naturalmente. A partir dessa idade, é necessário repor esses nutrientes para que os fios não fiquem quebradiços, secos e finos.

Para evitar danos as madeixas, basta mudar alguns hábitos capilares para começar a sentir a diferença nos cabelos em questão de dias. Lembrando que, ao manter essa rotina a longo prazo, você vai alcançar muitos outros benefícios como brilho, maciez e um aumento do crescimento capilar.

Hidratação

Depois dos 40, os fios começam a ficar porosos, sem brilho e com um frizz excessivo. Para evitar que esses efeitos fiquem muito visíveis, é fundamental seguir um cronograma capilar com as necessidades do seu cabelo. Para isso, faça o teste de porosidade no seu cabelo para descobrir o que o seus fios.

  • Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação;
  • Caso o fio não boiar e nem afunde (ficar no meio do recipiente), o cabelo precisa de nutrição;
  • Se o fio afundar, é necessário fazer reconstrução.
Imagem: Júlia Vieira

Agende uma visita no seu salão de beleza de confiança para poder ter mais detalhes sobre as especifidades dos seus cabelos.

Alimente-se melhor

Quando você segue uma dieta que não traz benefícios para o seu corpo, logo os cabelos dão os primeiros sinais da falta de nutrição. Evite álcool, cigarros, café, doces, alimentos fritos e processados. Esses tipos de alimentos não são benéficos para o corpo e podem acelerar o envelhecimento da pele, já que eles retardam a produção de colágeno do organismo.

Acrescente à sua dieta vegetais verde escuro, que são ricos em vitamina A e ácido fólico que ajudam diretamente na saúde dos cabelos, pele e unhas. E, ingerir alimentos que contenha vitamina D (ovos, leite, queijo, fígado) para auxiliar na produção de queratina, a base de fortalecimento e crescimento dos fios

Evite descoloração

Em todas as idades, é importante tomar cuidado com as descolorações. Mas, aos 40, a oleosidade capilar diminui e causa um pouco de ressecamento dos fios (por isso é tão importante manter um cronograma de cuidados com as madeixas). Para evitar esses fatores, evite pintar o cabelo com tinturas que exijam descoloração.

Dependendo do estados dos seus fios, a descoloração pode levar ao corte químico. Fale com o profissional de confiança e conversem sobre qual a melhor opção para o seu tipo de cabelo.

Proteja os fios dos danos externos

Assim como você protege a sua pele dos raios UVA e UVB, é importantíssimo fazer o mesmo com os cabelos. Use cremes de pentear com protetores solares ou até mesmo o protetor solar específico para os fios. Além disso, usar esses produtos vão ajudar a limpar os fios das sujeiras e poluições que atingem os fios ao longo do dia.

Lave os fios com shampoo que tenha proteínas e aminoácidos, recorra a máscaras de tratamento que tenham colágeno na composição.

Fontes: Villa Mulher
Beleza Extraordinária
Segredos de Salão