Por que começar a usar vitamina C na pele? Conheça os benefícios!

A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel (dissolve em água) que foi descoberta pelo cientista Albert Szent-Gyöygyi em 1932. Após a descoberta, a substância foi inserida no mercado de cosméticos. Mas, você sabe quais são os benefícios? Já adianto alguns: melhora o sistema imunológico, combate os radicais livres evita problemas oftalmológicos e derrames.
Fonte: Minha Vida

Nós, da Revenir Cosmétique, conversamos com a dermatologista Aline Takazone e esclarecemos as maiores dúvidas sobre a Vitamina C.

Designer by freepik

O que é Vitamina C?

Segundo a Dra. Aline Takazone, de São Paulo, a vitamina C ou o nome científico, ácido ascórbico, é uma substância hidrossolúvel que tem um papel importante no organismo. “Atua como potente antioxidante, ajudando a eliminar radicais livres e nocivos”, explica a médica.

Como é a produção dessa substância no organismo?

A Vitamina C não é produzida pelos seres humanos. É necessário ingerir alimentos, fazer o uso de dermocosméticos ou suplementando em medicamentos.

Quais os benefícios de usar a Vitamina C na pele?

A substância tem propriedades anti-envelhecimento, tem ação antioxidante por limpar os radicais livres da pele e auxilia na regeneração da Vitamina E. Segundo a dermatologista, a vitamina C é “essencial para a cicatrização, estímulo de colágeno, ajuda na proteção solar e a uniformizar o tom da pele“.

Onde encontrar a Vitamina C? Quais tipos de Alimentos?

Como o organismo do ser humano não produz essa substância, é necessário ingerir. A Dra. Aline recomenda comer alimentos ricos de vitamina C. São eles: laranja, limão, goji berry, acerola, kiwi, morango, tomate, couve-flor, brocólis, espinafre e entre outros.

Também existe a opção de suplementação medicamentosa de vitamina C.

Qual a importância da vitamina C no organismo?

Os benefícios são inúmeros. Melhora a imunidade e a absorção de ferro, evita o envelhecimento precoce, proporciona resistência aos ossos e evita problemas de visão. A dermatologista ressalta ainda que a substância estimula a produção de fibras de colágeno e ainda ajuda na reparação dos tecidos e vasos sanguíneos.

Designer by freepik

Todos os tipos de pele podem usar Vitamina C?

Sim! Todos os tipos de pele podem (e devem!) usar a vitamina. Seja branca, amarela, negra, pele jovem ou madura. A médica acrescenta: “Possui várias porcentagens 10-30% (de vitamina C) e associações com outras substâncias que possibilita abranger todos os tipos de pele. Por exemplo, para um pele mais oleosa, é indicada a vitamina C associada ao ácido salicílico ou ácido ferúlico para combater a oleosidade.”

Como e quando usar os produtos com vitamina C?

A dermatologista recomenda ser usado pela manhã, após a limpeza de pele e antes do protetor solar para potencializar a ação de proteção contra os raios UVA e UVB. Pode ser utilizado diariamente.

Gestantes podem utilizar Vitamina C?

Pode sim! “Não há contra indicações para a vitamina C tópica durante a gestação ou amamentação“, esclarece a Dra. Aline Takazone.

Quais cuidados devem ser tomados ao usar produtos com vitamina C?

É importante ressaltar que ao utilizar a vitamina C em dias ensolarados, deve-se usar com um protetor solar. A médica aconselha guardar o dermocosmético longe de exposição solar e umidade. “Pois ela pode ser inativada na embalagem”, esclarece a Aline Takazone.

Importante ressaltar que quando a coloração da vitamina C ficar acastanhada, já não apresenta mais benefícios para a pele.

Os produtos no mercado de cosméticos e dermocosméticos que possui Vitamina C é o sérum facial, cremes faciais e corporais e protetores solares específicos.

Quer investir em uma vitamina C? A Revenir Cosmétique está lançando o Splendide. É um creme facial para o dia que o seu principal componente é a vitamina C. Estimula a produção de colágeno, com ação antioxidante e previne melanogênese. O produto cria uma película protetora que previne o envelhecimento.

Benefícios:

  • Combate as linhas de expressão
  • Tratamento anti-envelhecimento
  • Redutor de rugas

A dermatologista Aline Takazone foi entrevistada como fonte jornalística e não usa deste espaço para divulgar marcas e produtos.


Dra Aline Takazone
CRM SP 177538 | CRM SC 28801
Fonte: Minha Vida
Sallve