5 dicas maravilhosas para diminuir os poros dilatados no rosto!

Imagem: IULIIA DIAKOVA/SHUTTERSTOCK

Mulher ou homem, todos estão suscetíveis a ter poros abertos. Mas, isso incomoda muito algumas pessoas e faz com que procurem soluções práticas para diminuir esse efeito na pele. Não será difícil para amenizá-los. O melhor é que todas as soluções são acessíveis e simples e que podem (e vão!) mudar a saúde da sua pele.

O que são os poros?

Os poros são os “furinhos” no rosto que permitem o nascimento de pelos e secreções das glândulas sebáceas. Além disso, auxilia na respiração da pele para mantê-la saudável. São mais comuns na região da testa, nariz e queixo. São os locais do rosto que mais nascem pelos finos e a produção de sebo é maior.
As peles oleosas são as que mais sofrem com o dilatamento desses poros.

Por que os poros dilatam?

Segundo o Derma Club, a produção de sebo aumenta e causa o acúmulo de resídios na superfície da pele. Poluição, sujeira, maquiagem e suor são as principais causas da dilatação dos poros.
A idade e a hereditariedade também pode contribuir para o surgimento de poros abertos.

Como evitar a dilatação dos poros?

  1. Lave o rosto todos os dias com sabonete ou gel de limpeza

É clichê falar que precisa lavar o rosto, mas esse é o ponto principal para diminuir a aparência dos poros. Ao lavar o rosto com algum sabonete ou gel de limpeza, você desobstrui esses canais e evita o acúmulo de sebo, sujeira e maquiagem. Esse passo na sua rotina de skincare já diminui as chances de surgirem acne.


Uma vez ao dia, lave o seu rosto com o sabonete (ou gel de limpeza) e faça movimentos circulares por todo o rosto, focando mais na região da zona T (testa, nariz e queixo). Tire o produto com água em abundância.


Não exagere na quantidade de lavagens, isso pode acelerar mais a produção de sebo do seu rosto e aumentar a dilatação dos poros e desenvolver acne.

2. Esfolie o rosto 1x por semana

Apenas o sabonete na sua rotina de skincare não vai dar conta de diminuir a dilatação dos poros. Por isso, é importante que desenvolva o costume de esfoliar o rosto 1x por semana. Essa esfoliação vai limpar mais profundamente os poros, do que só a ação de lavar.
Esfolie o rosto suavemente, em movimentos circulais e sem pressão. Não faça mais que uma vez na semana. Caso exagere, pode causar um efeito contrário no rosto.

Designer by freepik

3. Usar compressa fria e quente

Essa dica é muito legal para quando você vai ficar muito tempo com maquiagem no rosto. A técnica consiste em colocar uma compressa morna sobre o rosto durante 3 minutos. Depois tire e coloque a compressa fria no mesmo lugar durante 2 minutos.
Isso vai ajudar a diminuir os poros e auxiliar na oxigenação da pele.

4. Hidratar a pele

Hidratar a pele é fundamental, isso é indiscutível. E para auxiliar no fechamento dos poros, tenha preferência por cremes sem óleos (oil free) e não comedogênico (produtos que não entopem os poros). É recomendado cremes com ácido retinoico e hidratantes com texturas suaves.

5. Filtro solar com efeito blur

Esse protetor solar além de proteger dos raios solares, disfarça os poros dilatados e controla a oleosidade. Ao aplicar, tem uma textura leve e suave que dá uma aparência de matte na pele. É recomendado para as peles oleosas. É recomendado um filtro solar FPS 50.

Não deu certo? Não diminuiu? Microagulhamento.

O microagulhamento é um procedimento em que se consiste em perfurar a pele e provocar uma pequena ferida que vai auxiliar na produção de colágeno. Essa técnica ajuda a fechar os poros dilatados e no controle de oleosidade.

Fontes:

DermaClub
Tua Saúde
Revista Glamour