Como maquiar pele madura da forma correta em alguns passos!

Com o passar dos anos, o corpo muda e novos truques precisam ser usados para fazer uma maquiagem bem feita. A forma que costumava se maquiar aos 20, já não fica tão bom no seu rosto de 40.

A estrutura óssea facial, a produção de colágeno e o metabolismo mudam a partir dos 30 e começam a dar os sinais de envelhecimento. Linhas de expressão, rugas e a falta de elasticidade do rosto fazem com que a maquiagem preferida de quando era jovem, não faça mais tanto sentido.

Para tentar sanar as dúvidas sobre o assunto e ajudar as milhares de mulheres que não sabem como se adaptar a essa nova fase de suas vidas, conversei com o maquiador David Savello. Ele já diz logo de início que “para peles maduras, hidratação é primordial“.

Durante a nossa conversa, o maquiador dividiu as etapas da maquiagem e explicou quais deveriam ser os cuidados em cada passo.

Pele:

O David explica que para peles maduras, a hidratação é indispensável. Como esse tipo de pele são suscetíveis a desidratação, usar algum hidratante facial é primordial para que a maquiagem não craquele. Se a pele está desidratada, os poros vão sugar a água dos produtos, causando assim o craquelamento. Antes de começar toda a maquiagem, aplique um creme facial e espere secar.

Se quer um tratamento diário, comece a usar o Revenir Noite que foi formulado para auxiliar na hidratação da pele.

Confira aqui qual o melhor hidratante para peles maduras.

Na hora de aplicar a base, o maquiador recomenda base em creme. “Os produtos em creme já tem um teor de hidratação mais alto do que os produtos em pó ou um produto de acabamento matte. Vai ficar com uma textura mais aveludada, amanteigada.” O que é melhor para peles maduras. O David reforça que não se deve aplicar base sem um hidratante antes.

Ao finalizar a pele, evite exagerar na quantidade de pó e tenha preferência por pós finos. Ele diz que o produto em muita quantidade vai dar destaque às linhas de expressão. Não use iluminador em excesso, quanto mais brilho, mais vai ressaltar as marcas de expressão e a textura da pele. O maquiador recomenda usar iluminadores acetinados porque vão dar a impressão de que é apenas um brilho natural da pele.

Quando for contornar a pele, precisa ser algo extremamente leve. O David explica: “não exagere no contorno para não ressaltar a estrutura óssea, se ficar algo pesado, pode dar uma aparência de doente à pessoa.” Ele recomenda usar blush leves e claros e evitar produtos muito pigmentados e rosados.

Close-up view of unrecognizable aged woman holding mascara brush in front of mirror in bathroom

Olhos:

Esqueça aqueles olhos extremamente carregados de maquiagem. O truque agora é usar menos. Nunca use brilhos em excesso, principalmente pessoas de pálpebras caídas. O excesso de brilho vai acentuar as linhas de expressão. Tenha preferência por tons matte e não use preto nos olhos para não destacar a estrutura óssea da mulher de pele madura.
Para não ficar sem um brilho no olhar, o maquiador recomenda um ponto de luz ou no arco da sobrancelha ou no cantinho lagrimal (pessoas com os olhos mais espaçados, evitem o ponto de luz na região lagrimal).

Já na sobrancelha, o profissional dá uma dica maravilhosa: tente fazer de acordo com o tom da raiz do cabelo, nunca do comprimento do cabelo. Isso vai dar aparência de sobrancelha natural.

Boca:

O David diz que essa é uma parte muito livre, que vai de acordo com a personalidade da mulher. Ele apenas destaca que batons escuros tendem a ressaltar as linhas de expressões ao redor da boca, as linhas perilabiais. Lembrando de sempre hidratar os lábios.

Conclusão:

  • Tenha preferência por produtos cremosos para fazer a pele (base, corretivo, blush, iluminador);
  • Evite iluminadores e brilhos em excesso;
  • Não use preto nos olhos para não acentuar a estrutura óssea do rosto;
  • Hidrate diariamente a sua pele;

Se você quer um hidratante que seja bom e possa te acompanhar durante a noite, experimente o Revenir Noite. Usando diariamente o produto, a pele fica mais hidratada, o creme diminui a oleosidade excessiva, auxilia na fixação da maquiagem e ao longo prazo, remove rugas e estimula a produção de colágeno na região.

Revenir Magnifique Creme Facial Noturno

Use a maquiagem como um instrumento de elevar a sua auto-estima e te deixar mais bonita do jeito que você é.

Conheça melhor o trabalho do David Savello: https://www.instagram.com/dsavello/