Os melhores alimentos para uma pele saudável

Sabemos o quanto uma boa alimentação é fundamental para uma pele saudável. Mas você sabe quais os melhores alimentos e as razões disso? Conheça alguns dos alimentos indispensáveis para uma pele saudável:

Abacates

Abacates são ricos em gorduras boas. Estas gorduras trazem diversos benefícios ao seu corpo, incluindo uma pele saudável. Auxiliam ainda numa pele flexível e hidratada.

Por meio de estudos realizados em mulheres, descobriu-se que uma alta ingestão de gordura saudável — especialmente os tipos de gorduras encontradas nos abacates — estavam diretamente relacionadas a uma pele mais flexível e elástica.

Estudos também apontam que os abacates possuem compostos que podem proteger sua pele dos danos causados ​​pelo sol. Não obstante, também são uma boa fonte de vitamina E, que é um importante antioxidante e ajuda a proteger a pele contra tais danos.

A vitamina C também é essencial. Sua pele precisa criar colágeno, que é a principal proteína estrutural que a mantém forte e saudável.

Nozes

Nozes têm muitas características que as tornam um excelente alimento para uma pele saudável. São fonte de ácidos graxos essenciais, que são gorduras que seu corpo não pode fabricar. É rico em gordura omega-3, que reduz a inflamação do corpo, inclusive da pele.

Além disso, as nozes contêm outros nutrientes que sua pele precisa para funcionar adequadamente e permanecer saudável.

Em 28 gramas de nozes contém 6% de zinco, o que é essencial para a cicatrização de feridas, combate de bactérias e inflamações. Elas também fornecem pequenas quantidades de antioxidantes, vitamina E, vitamina C e selênio.

Sementes De Girassol

Em geral, nozes e sementes são boas fontes de nutrientes para manutenção da pele. As sementes de girassol, por exemplo, são uma excelente fonte de nutrientes, incluindo a vitamina E, que é um importante antioxidante para a pele.

Pimentas vermelhas ou amarelas

O pimentão é uma excelente fonte de betacaroteno, que seu corpo converte em vitamina A.

Uma porção (149 gramas) de pimentão vermelho picado contém o equivalente a 92% de vitamina A .

Ele também é uma das melhores fontes de vitamina C, necessárias para criar o colágeno de proteína que mantém a pele firme e forte. Um estudo observacional em mulheres relacionou a ingestão abundante de vitamina C a um risco reduzido de pele seca e enrugada com a idade.

Brócolis

O brócolis é uma ótima fonte de vitaminas e minerais importantes para a saúde da pele, incluindo zinco, vitamina A e vitamina C. Também contém luteína, um carotenoide que funciona como betacaroteno. A luteína protege a pele contra os danos oxidativos, que fazem a pele ficar seca e enrugada.

As flores de brócolis também contêm um composto especial chamado sulforafano, que possui alguns benefícios potenciais impressionantes. Pode até ter efeitos anticancerígenos, inclusive em alguns tipos de câncer de pele.

O sulforafano é também um poderoso agente protetor contra os danos causados ​​pelo sol. Ele funciona de duas maneiras: neutralizando os radicais livres nocivos e ativando outros sistemas de proteção em seu corpo.

Em testes de laboratório, o sulforafano reduziu o número de células mortas pela luz ultravioleta em até 29%, com proteção que durou até 48 horas. Evidências mostram que o sulforafano também pode manter os níveis de colágeno da pele.

Tomates

Os tomates são uma ótima fonte de vitamina C. Eles ajudam a prevenir o enrugamento da pele pois contêm todos os principais carotenoides, incluindo o licopeno. São uma ótima opção para manter a pele saudável!