Conheça o funcionamento da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Cobre completamente o corpo e é composto basicamente por duas camadas. A camada mais externa ou superior da pele é chamada de epiderme (essa é a parte que vemos). A epiderme, que consiste em várias camadas, é feita principalmente de células epiteliais mortas.

Diretamente abaixo da epiderme, está a outra camada primária da pele, chamada de derme. Esta camada tem pequenos vasos sanguíneos, terminações nervosas, glândulas de óleo e suor e folículos pilosos. A derme também contém colágeno e tecido elástico, que funcionam para manter a pele firme e forte. Há uma camada extra subjacente à derme chamada camada subcutânea, que é composta de tecido adiposo que atua como uma base para a derme.

Algumas das funções principais da pele

Proteção: Como a primeira linha de defesa contra o ambiente externo, a epiderme está continuamente repondo e eliminando dezenas de milhares de células mortas a cada minuto para proteger o corpo.

Impacto mecânico: A pele age como a primeira barreira física para suportar qualquer pressão, estresse ou trauma. Quando este impacto mecânico é mais forte que a pele, ocorre uma ferida, como uma quebra na pele, com perda de uma ou mais das funções da pele.

Fluidos: Devido ao acúmulo de células na camada mais externa da epiderme (a camada do estrato córneo), nossa pele nos ajuda a reter fluidos corporais e umidade, e nos protege da absorção de fluidos ou líquidos externos. Podemos tomar banho, nadar e andar na chuva sem preocupação. Nossa pele evita a absorção de qualquer substância prejudicial ou perda excessiva de água através da pele.

Radiação: Se não fosse pela pele, a luz ultravioleta (luz UV) irradiando do sol danificaria o tecido subjacente em nossos corpos. Esta proteção é fornecida pela pigmentação da melanina na epiderme. A pele e sua pigmentação ajudam a nos proteger de muitas doenças médicas, como câncer de pele, mas, como ela não oferece proteção completa, devemos evitar a exposição excessiva à luz solar usando protetor solar e roupas adequadas.

Infecções: A camada superior da pele é coberta com uma camada fina e oleosa de umidade que evita que a maioria das substâncias estranhas ou organismos (como bactérias, vírus e fungos) entrem na pele. A epiderme também possui células de Langerhans, que ajudam a regular as respostas imunes a patógenos que entram em contato com a pele.

Regulação térmica: A regulação da temperatura é auxiliada pela pele através das glândulas sudoríparas e dos vasos sanguíneos na derme. O aumento da evaporação do suor secretado diminui a temperatura corporal. A vasodilatação (relaxamento dos pequenos vasos sanguíneos) na derme torna mais fácil para o corpo liberar algum calor e diminuir a temperatura do corpo através da pele. Na vasoconstrição (contração de pequenos vasos sanguíneos), a derme retém parte da temperatura interna do corpo. A camada subcutânea gordurosa da pele também atua como uma barreira de isolamento, ajudando a prevenir a perda de calor do corpo e diminuindo o efeito das temperaturas frias.

Sensação: Uma função importante da derme da pele é detectar as diferentes sensações de calor, frio, pressão, contato e dor. Sensação é detectada através das terminações nervosas na derme, que são facilmente afetadas por feridas. Essa sensação na pele contribui para nos proteger das feridas de queimaduras. A sensação da pele pode nos proteger de queimaduras de primeiro e segundo graus, mas em casos de queimaduras de terceiro grau é menos eficaz, pois não sentimos nenhuma dor pelo fato de as terminações nervosas da pele serem destruídas (o que indica lesão mais grave).

Função endócrina: A pele é uma das nossas principais fontes de vitamina D, através da produção de colecalciferol (D3) nas duas camadas mais baixas da epiderme (o estrato basal e o estrato espinhoso).

Em que momento devo procurar um médico?

Sendo a primeira linha de defesa contra o mundo exterior, você deve consultar o seu médico quando tiver um ou mais dos seguintes sinais e sintomas;

Sinais de inflamação (vermelhidão, calor, inchaço, dor e febre);

Sinais de infecção (pus, febre, inchaço e dor);

Reação alérgica (comichão, vermelhidão, urticária ou erupção cutânea e calor).

Básico para proteger sua pele

Evite a exposição excessiva à luz solar (use protetores solares, protetor solar e roupas de proteção);

Limpeza regular com sabão e água;

Verificações regulares de toupeiras, rugas na pele, áreas suadas (entre os dedos dos pés, axilas ou área da virilha);

Aplicar hidratantes tópicos sem receita médica (para evitar ressecamento e rachaduras);

Evite andar descalço;

Quando citamos pele não podemos deixar de falar de Revenir Anti-Agê Instantanée, que é aconselhável para todas as idades. O tratamento possui função anti-idade, além de hidratar profundamente a pele, um produto ideal para quem quer tanto prevenir, como tratar rugas, linhas de expressão e manter a pele hidratada.