Como evitar o surgimento do melasma

O que é o melasma?

O melasma é um distúrbio de pigmentação caracterizado pelo surgimento de manchas na pele. É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos. Em alguns casos, pode-se desencadear o surgimento dos melasmas, como exposição ao sol e ao calor, principalmente sem proteção. Isso porque a luz ultravioleta estimula os melanócitos, células que produzem uma melanina, pigmento que dá cor à pele. Além disso, a exposição solar é responsável pela reincidência dos melasmas. As causas estão presentes na pele como alterações hormonais causadas pela gravidez, uso de drogas, anticoncepcionais, entre outras condições.

Exemplo três tipos de melasma:

Melasma epidérmico: Camada superficial da pele.

Melasma dérmico: Caracterizado pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos.

Misto: Quando se tem o excesso de pigmento na epiderme em certas áreas e em outras regiões.

Como prevenir o melasma?

Sabendo que os fatores hormonais são difíceis de controlar e que até o melhor tratamento clareador de pele do rosto e corpo demora para fazer efeito, a melhor maneira de prevenir o melasma é evitando ao máximo a exposição solar, apostando no uso de filtro solar e barreiras físicas – chapéus, óculos escuros e roupas com proteção UV. Além disso, sempre hidratar a pele.

Maneiras de prevenir as raízes escuras:

1) Filtro solar com FPS 30, no mínimo;

2) Hidratante para o rosto;

3) Barreiras físicas;

4) O uso de ferramentas anticoncepcionais com uma hormonal correta.

Melasma tem cura?

Após o aparecimento do melasma, o paciente pode esperar que ele demore alguns meses para começar a progredir, e o mesmo depois de ser dispensado com um tratamento de manutenção recomendado pelo dermatologista.

O mais importante no caso de melasma, é usar a exposição solar e contínua usando os protetores solares com o mínimo de FPS 30. Como é que a pele se torna mais sensível, é um bom acessório para a qualidade dos cremes e maquiagens que usam as vezes por diante , uma vez que irritações também podem interferir no melasma.

Tratamento de Melasma

Os tratamentos para a variação, mas é importante que a paciente se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, seja sempre uma pele bem hidratada, além de procedimentos para o esclarecimento e uso de medicamentos tópicos e / ou orais.

Para iniciar o tratamento, é necessário um protetor solar com o recurso de proteção (FPS).