Qual o benefício de usar o colágeno diariamente?

O colágeno é a proteína mais abundante em seu corpo. É o principal componente dos tecidos que compõem várias partes do corpo, incluindo tendões, ligamentos, pele e músculos.

O colágeno tem muitas funções importantes, incluindo fornecer estrutura à sua pele e fortalecer os ossos. Nos últimos anos, os suplementos de colágeno se tornaram populares. A maioria é hidrolisada, o que significa que o colágeno foi quebrado, facilitando a absorção.

Há também vários alimentos que você pode comer para aumentar a ingestão de colágeno, incluindo pele de porco e caldo de osso. O consumo de colágeno pode ter uma variedade de benefícios para a saúde, desde aliviar a dor nas articulações até melhorar a saúde da pele.

Preparamos para você cinco benefícios para a saúde do seu organismo ao ingerir colágeno.

Melhora a saúde da pele

O colágeno é um componente importante da sua pele. Desempenha um papel no fortalecimento da pele, além de poder beneficiar a elasticidade e a hidratação. À medida que envelhece, seu corpo produz menos colágeno, levando à pele seca e à formação de rugas.

Os efeitos de redução de rugas dos suplementos de colágeno têm sido atribuídos à sua capacidade de estimular seu corpo a produzir colágeno por conta própria. Além disso, tomar suplementos de colágeno pode promover a produção de outras proteínas que ajudam a estruturar a pele, incluindo a elastina e a fibrilina.

Tomar suplementos que contenham colágeno pode ser útil para retardar o envelhecimento da pele. No entanto, evidências mais fortes são necessárias em estudos examinando os efeitos do colágeno isoladamente.

Ajuda a aliviar a dores nas articulações

O colágeno ajuda a manter a integridade de sua cartilagem, que é o tecido semelhante à borracha que protege suas articulações.

À medida que a quantidade de colágeno no corpo diminui ao envelhece, aumenta o risco de desenvolver distúrbios articulares degenerativos, como a osteoartrite. Alguns estudos mostraram que tomar suplementos de colágeno pode ajudar a melhorar os sintomas da osteoartrite e reduzir a dor nas articulações em geral.

Pode prevenir a perda óssea

Seus ossos são feitos principalmente de colágeno, o que lhes dá estrutura e ajuda a mantê-los fortes. Como o colágeno em seu corpo se deteriora com a idade, a massa óssea também se deteriora. Isso pode levar a condições como a osteoporose, que é caracterizada por baixa densidade óssea e associada a um maior risco de fraturas ósseas. Consumir suplementos de colágeno pode ajudar a reduzir o risco de distúrbios ósseos, como a osteoporose.

Aumenta a massa muscular

Entre 1-10% do tecido muscular é composto de colágeno. Essa proteína é necessária para manter os músculos fortes e funcionando adequadamente. Sugerimos tomar colágeno para promover o aumento de proteínas musculares, como a creatina, que também estimula o crescimento muscular após o exercício.

Pesquisas mostram que o consumo de suplementos de colágeno aumenta o crescimento e a força muscular em pessoas com perda de massa muscular relacionada à idade.

Promove a saúde do coração

Pesquisadores teorizaram que tomar suplementos de colágeno pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas. Colágeno fornece estrutura para suas artérias, os vasos sanguíneos que transportam sangue do seu coração para o resto do seu corpo. Sem colágeno suficiente, as artérias podem se tornar fracas e frágeis.

Isso pode levar à aterosclerose, uma doença caracterizada pelo estreitamento das artérias. A aterosclerose tem o potencial de levar a ataques cardíacos e derrames. Em um estudo, 31 adultos saudáveis ​​tomaram 16 gramas de colágeno por dia durante seis meses. No final, eles haviam experimentado uma redução significativa nas medidas de rigidez arterial em comparação com antes de começarem a tomar o suplemento. Além disso, eles aumentaram seus níveis de colesterol HDL “bom” em uma média de 6%. O HDL é um fator importante no risco de doenças cardíacas, incluindo a aterosclerose.

No entanto, mais estudos são necessários sobre o papel dos suplementos de colágeno na saúde do coração .

Em nosso blog, você encontra várias dicas de beleza, moda, saúde e lifestyle. Fique de olho 😉